Gestão

Próxima reunião do Conselho Diretivo da FEFALE será no Brasil

MG sediará reunião do conselho da Federação Pan-americana de Leite em março de 2013


Publicado em: 15/03/2012 às 18:05hs

Próxima reunião do Conselho Diretivo da FEFALE será no Brasil

Durante a 30ª Reunião do Conselho Diretivo da Federação Pan-americana de Leite (FEPALE) e da 19ª Assembléia Anual da entidade, que ocorreu em Valdívia,Chile, nos dias oito e nove de março, ficou decidido que o Brasil será a sede do próximo encontro. A reunião será em março de 2013, em Juiz de Fora – MG.

A sugestão para que a reunião ocorra no Brasil partiu do chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, presente no evento. Vilela levou ao Conselho a proposta de ampliar as ações de capacitação em pecuária de leite tropical, realizando cursos à distância e presenciais para os países da América Central. Os cursos terão como tema a pecuária de leite a pasto em condições tropicais.

Para o módulo presencial, pesquisadores da instituição ministrariam durante três dias consecutivos,em cada país, aulas práticas e teóricas para técnicos da República Dominicana, Equador, Costa Rica, Guatemala e El Salvador. Segundo Vilela, a realização dos cursos é uma forma de difundir as tecnologias geradas pela Embrapa, além de projetar a instituição e o país no cenário internacional. As ações contarão com o apoio do escritório da Embrapa na Cidade do Panamá.

Os conselheiros da FEPALE também definiram que o Congresso Pan-americano do Leite – principal evento da Federação – ocorrerá em 2014 no México, local ainda a definir. Os organizadores do Congresso em Assunção, Paraguai, em 2012, convidaram a chefia da Unidade durante a reunião para proferir palestra intitulada “Leiteria tropical: Que inovações são necessárias para promover seu desenvolvimento”.

Ainda em Valdívia, Vilela esteve na feira “Expo láctea Austral 2012”, conheceu o maior complexo industrial de lácteos do Chile – La  Colun – e visitou uma propriedade de leite, que possui sistema estacional de produção a pasto com base no modelo adotado na Nova Zelândia.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

◄ Leia outras notícias