Publicado em: 06/06/2012 às 08:10hs
A Coopercentral Aurora Alimentos anunciou nesta semana a criação de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal para atender as condições de armazenagem, coleta, transporte, tratamento e destino final, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais nas cadeias produtivas de aves, suínos e leite do grande oeste catarinense. Cerca de 40.000 famílias rurais participarão desse esforço de proteção ambiental.
O programa Coleta Segura está sob coordenação do diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan e o coordenador do Comitê Ambiental Sandro Luiz Treméa. Trata-se de uma ação permanente porque a geração de resíduos nas cadeias de produção é contínua e a necessidade de recolhimento também. Um projeto-piloto foi desenvolvido com sucesso junto à CooperAlfa (uma das 13 filiadas da Aurora) em 2010.
O programa será implementado progressivamente em todas as cooperativas agropecuárias filiadas e, por extensão, em todos os estabelecimentos rurais que produzem suínos, aves e bovinos do sistema Aurora. A prioridade é para as estruturas produtivas de aves e suínos. Depois da CooperAlfa, a Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS) e a CooperItaipu (Pinhalzinho/SC) iniciaram a implantação do programa, enquanto a Copérdia (Concórdia/SC) discute o planejamento e as demais filiadas aderirão gradativamente.
Cerca de 2.000 propriedades rurais (famílias rurais) já ingressaram no programa na Alfa. A meta é que todos os produtores de suínos, aves e bovinos do sistema Aurora/Filiadas participem do Coleta Segura.
O material coletado constitui-se de resíduos de serviços de saúde animal como, seringas, agulhas, bisturis, luvas, insumos contaminados por procedimentos, frascos de produtos veterinários etc. Não está quantificado o volume recolhido por mês ou por ano, mas, na CooperAlfa, a média foi de 8 kg por coleta/produtor.
Para realizar o recolhimento, o transporte e o destino de resíduos, a Coopercentral contratou a empresa Atitude Ambiental que possui estrutura adequada e atende a legislação, responsabilizando-se pela coleta. A destinação que será dada a esses materiais (incineração, aterramento etc) obedecerá a legislação.
Sandro Treméa expõem que foi criado um sistema multiparticipativo interagindo a Coopercentral Aurora Alimentos, cooperativas filiadas, fornecedores e empresa Atitude Ambiental.O montante do investimento nesse programa não foi informado, mas haverá a contribuição de todos os envolvidos.
Para Marcos Zordan, os resultados e os benefícios gerais que o programa proporcionará à sociedade em geral, ao meio ambiente e aos produtores rurais resultarão da segurança de destino adequado dos resíduos e não contaminação do ar, solo e água.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias