Gestão

Pronatec: SENAR avalia resultados do Empreender no Campo

Coordenadora do Pronatec, Janei Cristina Rezende, e o técnico do SENAR Central, Solon Coutinho durante a webconferência


Publicado em: 04/09/2012 às 14:00hs

Pronatec: SENAR avalia resultados do Empreender no Campo

Representantes de 14 regionais do SENAR participaram, nesta segunda-feira (3), de uma webconferência com a coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e técnicos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) para fazer uma avaliação geral das primeiras turmas da capacitação de facilitadores do Empreender no Campo. O curso, realizado por meio da plataforma de Ensino à Distância - EaD, é voltado para instrutores do SENAR que vão ministrar o conteúdo de empreendedorismo nos cursos do Pronatec.

A reunião deu a oportunidade para que os gestores do programa nas regionais pudessem esclarecer dúvidas sobre a capacitação e ajudar o IEA a implementar melhorias na proposta do curso. “Por meio do relato de alguns instrutores conseguimos fazer algumas modificações importantes na estrutura do curso, que a partir de agora terá 60 ao invés de 30 dias de duração máxima”, afirma a coordenadora do Pronatec, Janei Cristina Resende.

Segundo Janei Resende, além de um período maior para concluir o curso, os instrutores terão os primeiros dois dias da capacitação para fazer uma ambientação, ou seja, para conhecer o ambiente virtual do curso e se familiarizar antes do início do conteúdo programático. “Nós incentivamos as regionais a participarem ativamente do acompanhamento dos instrutores nos cursos para que o resultado tenha máxima eficiência”, ressalta.

A capacitação

Na plataforma de Ensino à Distância - EaD SENAR, o instrutor terá acesso a um plano de estudo, material didático, fóruns e chats, assistência de um tutor e um monitor, poderá ler textos e assistir vídeos de apoio, elaborar planos de aula e participar de um trio de aprendizagem onde poderá interagir com outros facilitadores.

Além disso, os instrutores serão treinados com foco em sete competências empreendedoras: visão e cooperação; resultados e planejamento; eficácia e eficiência; iniciativa e oportunidade; coragem e flexibilidade; perseverança e responsabilidade; e informação e influência. A intenção é que possam contribuir para que os alunos do Pronatec aprendam a ter uma conduta empreendedora diante dos desafios profissionais.

A terceira turma do curso deve iniciar na próxima segunda-feira, dia 10 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias