Gestão

Programa Empreendedor Rural de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí

Jovens organizam feira do empreendedor


Publicado em: 06/06/2012 às 09:50hs

Programa Empreendedor Rural de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí

Os alunos do Programa Empreendedor Rural (PER) de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, realizaram no último sábado (2) a feira do empreendedor para comercializar produtos in natura de origem vegetal, panifícios e artesanato. O objetivo foi expressar a relação entre venda e consumidor, um dos assuntos abordados no programa, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

A atividade, organizada na Praça de Laurentino, teve o acompanhamento da Vigilância Sanitária local e reuniu grande público. De acordo com a instrutora do PER Marlinde Hoepers, a feira faz parte das atividades de aprendizagem do curso, para mostrar as possibilidades existentes de mercado e como a diversificação de produtos é importante para aumentar a renda da família.

O supervisor do Senar/SC no Vale do Itajaí, Darci Aloisio Wollmann, explicou que os consumidores defenderam a ideia e incentivaram a criação da feira em Laurentino como uma prática permanente. “É uma forma de garantir a compra de produtos direta do produtor, sem interferência dos mercados. Ou seja, são alimentos saudáveis e fresquinhos, direto da Empresa Rural para o consumidor”, avaliou.

PROGRAMA

O PER busca dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do meio rural. Em Santa Catarina, é realizado desde 2007. Nestes cinco anos já capacitou aproximadamente 2.700 pessoas.

O programa é distribuído em cinco etapas: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações. Totaliza 17 módulos e 136 horas, com 30 vagas por turma, de forma a fornecer base aos participantes para a elaboração de projetos das suas propriedades, levando em conta as potencialidades e realidades próprias, que permitam a melhoria ou implantação de novos negócios.

Para obter a qualificação é necessário ter idade superior a 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.

Os produtores interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias