Publicado em: 07/03/2012 às 10:50hs
Modernizar a gestão no campo, promovendo a capacitação e transformando produtores e trabalhadores em empreendedores rurais. Esta é a meta para 2012 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc). Entre as ações de destaque está o Programa Empreendedor Rural (PER), que formará gratuitamente neste ano 25 turmas. Produtores de todas as regiões do Estado estão sendo mobilizados, a exemplo do município de Água Doce, que reúne interessados nesta quarta-feira (7), na sede do Sindicato Rural, a partir das 9 horas.
Em São José do Cedro, o grupo iniciou as capacitações do PER no dia 1º de março e, em Laurentino, iniciará na quinta-feira (8). A atividade também reuniu produtores em Videira na última terça-feira (6).
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, assinala que o Programa busca transformar o produtor rural em empreendedor, além de desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio brasileiro. “O produtor que consegue transformar as atividades e a propriedade em um empreendimento rural eleva os lucros e, consequentemente, tem melhor qualidade de vida. Assim, fortalece o meio rural e a economia do País”, salienta.
O PER tem duração de 136 horas em aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destaca que o Empreendedor Rural é a “menina dos olhos” do sistema Faesc/Senar porque gera efeitos em várias áreas, combate o esvaziamento dos campos e aumenta a rentabilidade da propriedade rural.
METODOLOGIA
O programa apresenta, como inovação e arrojo pedagógico, o foco na formação de novos líderes, com visão empresarial e capacidade de promover a revalorização da atividade rural.
Toda a capacitação é orientada para a transformação da realidade de cada propriedade. A composição das diversas etapas inclui o diagnóstico ou inventário; o estudo de mercado; a engenharia de projeto e as avaliações; estudo de mercado de fatores e mercado de produtos, com base nas atividades diárias de cada empreendimento, oferecendo novas possibilidades de negócios.
Outras etapas consistem na engenharia de projeto, descrição completa das tecnologias propostas, descrição das tecnologias a serem adotadas, cronograma físico de atividades, qualidade, quantidade e valor dos insumos a serem utilizados e avaliações econômica, financeira, ambiental, política e social.
Os produtores interessados em participar do Programa devem procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias