Gestão

Programa de Capacitação Total reforça os cuidados com o meio ambiente

Promovido pelo PNDS o módulo de gestão ambiental capacitou suinocultores e colaboradores de granjas em de Feira de Santana/BA


Publicado em: 21/09/2012 às 11:40hs

Programa de Capacitação Total reforça os cuidados com o meio ambiente

Conhecida como importante vitrine do agronegócio, a Exposição Agropecuária de Feira de Santana, Expofeira 2012, também é considerado espaço para aprendizado e disseminação de conhecimentos. E foi neste contexto que os suinocultores da região de Feira de Santana puderem aprender a forma correta de se utilizar os recursos naturais dentro da granja. Organizado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a ação faz parte do Programa de Capacitação Total (PCT) em suinocultura, desenvolvido com o objetivo de capacitar gerentes de granjas, chefes de setor e produtores de suínos, garantindo a mudança de hábitos e comportamento, aperfeiçoando os métodos e processos desempenhados ao longo do ciclo de produção.

Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Associação Baiana dos Suinocultores (ABS) e o Sebrae/BA o projetos é modelado em um sistema de minicursos que tem carga horaria específica com temas variados que são selecionados conforme a demanda local. Neste módulo realizado na Expofeira os participantes conheceram o módulo – Gestão Ambiental, onde os participantes puderam conhecer práticas que garantem a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais.

Ministrada pelo Consultor da Integrall, Stefan Rohr a capacitação trouxe conhecimento das obrigações do suinocultor em relação à gestão ambiental e da legislação e mostrou a importância de buscar informação pertinente e planejar o atendimento das exigências. Segundo o consultor, “é de grande importância o conhecimento em relação a gestão ambiental, pois é um fator que inviabiliza a atividade. Ou seja, não cumprindo a legislação, a granja é fechada pelo órgão ambiental”, diz. Stefan acrescenta que toda e qualquer granja somente exerce sua atividade se tiver uma licença ambiental. “Para a suinocultura nos dias de hoje, é impensável conceber uma granja sem o conhecimento da gestão ambiental” conclui.

Para a gestora executiva da ABS, Caroline Barros, a suinocultura se desenvolve ainda mais quando se respeita os limites da natureza. “O módulo de gestão ambiental foi de extrema importância, porque a suinocultura está cada vez mais se desenvolvendo e junto a essas novas mudanças, tem que existir a preocupação com o meio ambiente que hoje é assunto debatido em escala mundial” diz.

Segundo a analista do Sebrae/BA, Lucia Leite, a ação tem o papel não só de capacitar, mas de sensibilizar os produtores aos cuidados com a natureza. “A suinocultura vem despontando como uma importante atividade socioeconômica para o estado da Bahia, sabe-se que nesta cadeia produtiva a questão ambiental é um dos grandes gargalos para a expansão e continuidade da produção. Assim, o PCT Gestão Ambiental traz informações para a identificação e possíveis soluções de problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos dejetos de suínos. Trazendo também práticas e experiências de regiões criadoras com uso tecnológico adequado para amenizar os efeitos causados no meio ambiente pela produção suinícola, encerra”

Fonte: ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

◄ Leia outras notícias