Publicado em: 20/04/2012 às 10:20hs
Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), representantes dos citricultores e da indústria de suco de laranja, respectivamente, assinaram na noite desta quarta (19) o estatuto de formação do Consecitrus.
A criação do conselho, que terá como objetivo estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva da citricultura, se arrastava por dois anos, em razão, de posições divergentes entre os próprios produtores e também entre os agricultores e a indústria.
Cada entidade terá direito a indicar três representantes para o Consecitrus, que terá como superintendente o ex-secretário de Agricultura de SP, João de Almeida Sampaio Filho. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) foi excluída do acordo por exigir maior representatividade no conselho, bem como por vetar o nome de João Sampaio.
Segundo o coordenador da mesa de citricultura da Faesp, Marco Antonio dos Santos, a exclusão da entidade do Consecitrus foi uma surpresa, mas que as divergências entre os produtores serão superadas. “Fico sentido, porque trabalhei nos últimos dois anos no projeto; acredito que iremos superar e iremos trabalhar juntos pelos produtores”, disse Santos.
Fonte: SRB - Sociedade Rural Brasileira
◄ Leia outras notícias