Gestão

Produtores do Centro-Oeste mostram capacidade de organização, afirma Maggi

Em visita a Mato Grosso do Sul, o senador Blairo Maggi (PR) e o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil - Glauber Silveira da Silva, reuniram-se com as autoridades do setor rural do Estado, para discutir o atual cenário empreendedor dos produtores de grãos de MS


Publicado em: 21/05/2012 às 16:30hs

Produtores do Centro-Oeste mostram capacidade de organização, afirma Maggi

“Vejo diferença na forma da organização entre os produtores de MS e os do Sul do País”, relata Maggi. Para ele, os produtores de grãos do Centro-Oeste estão bem posicionados no conhecimento e no desenvolvimento da agronomia. “Brasileiros sabem fazer aquilo que está dentro das porteiras das fazendas, mas o Centro-Oeste tem o seu diferencial, devido as dificuldades enfrentadas no passado. Tudo era muito difícil, tivemos de inovar, fazer novas descobertas... Talvez, isso tenha feito a diferença depois de passados 30 anos da ocupação da região com a agricultura. Hoje, o Centro-Oeste tem forte capacidade de organização”, detalha o senador.Durante o Circuito Aprosoja, ocorrido durante a Expoagro em Dourados, o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dal Pasquale, enfatizou que é considerável o rendimento e a produção agrícola de MS. “Já nos destacamos em algumas vertentes de produção e produtividade, porém, sempre há possibilidade de melhoria e Mato Grosso do Sul além de potencial, tem produtores perspicazes e empreendedores que fazem a diferença nos números do agronegócio”, disse Almir.

Eduardo Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, afirma que o empreendedorismo do Estado vai além dos grãos. “O produtor do Centro-Oeste tem espírito empreendedor, a prova recente disso é a diversificação de culturas. Esse arrojo é um dos principais fatores do desenvolvimento do setor, inclusive demanda mais das estruturas organizacionais que os representam”, diz Riedel.

Blairo Maggi sinaliza que “quanto mais diversificarmos a economia do Estado, melhor. Temos sempre altos e baixos em tudo que produzimos, temos momentos bons na soja e também ruins, portanto, Mato Grosso do Sul está de parabéns com esse investimento em atração de empresas, que diversificam a matriz econômica da região”.

Circuito da Aprosoja/MS – O projeto organizado pela entidade tem como objetivo divulgar informações técnicas, econômicas e políticas do agronegócio nacional e suas interações com a sociedade brasileira e internacional. As próximas cidades a receber o circuito são Maracajú, São Gabriel do Oeste, Laguna Caarapã, Amambai, Ponta Porã e Campo Grande. Cerca de 1.500 pessoas participaram do circuito em todo o Estado.

Fonte: Capital News

◄ Leia outras notícias