Gestão

Produtores do Centro-Oeste de MG participam do Programa de Qualidade Total Rural do Sebrae via PNDS

Suinocultores e gerentes de granjas da região Centro-Oeste de Minas Gerais, iniciaram este mês as atividades do Programa Sebrae de Qualidade Total Rural (QT Rural), que acontece por uma iniciativa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS)


Publicado em: 27/07/2012 às 09:00hs

Produtores do Centro-Oeste de MG participam do Programa de Qualidade Total Rural do Sebrae via PNDS

O programa permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios, com o objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, alcançando excelência em produtos e serviços, utilizando o gerenciamento ou gestão pela qualidade.

A ação é realizada na região por meio do PNDS por meio dos esforços da  Associação dos  Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), ABC Supermercados, Adeel Alimentos, Arapé Agroindústria e Sebrae Minas e conta com o apoio do Sindicato Rural de Pará de Minas e Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam).

Para a coordenadora microrregional do Sebrae/MG, Lisianny Marinho, curso de Qualidade Total Rural busca aprimorar a gestão dentro da granja. “Não adiantar ter um grande produção sem um bom gerenciamento, o QT Rural veio para trazer eficiência na Gestão e complementar o processo produtivo”.

O programa é composto por tópicos como: “a conquista da qualidade e suas diretrizes para as empresas rurais”, “os 5S para as empresas rurais” e “a melhoria de processos através das ferramentas de qualidade e seus indicadores", que serão ministrados em encontros mensais que acontecerão na sede do Sindicato Rural de Pará de Minas, e por visitas do consultor às granjas participantes. Segundo o instrutor do programa e Doutor em Veterinária pela UFMG, Leonardo Leite, o curso possibilita aos proprietários rurais a auto implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o uso de ferramentas para a melhoria dos seus processos, possibilitando melhoria na gestão do seu negócio. “Durante os dois encontros teóricos realizados nos dias 02 e 16 de julho percebi grande interesse e comprometimento por parte de todos os participantes”, contou.

As reuniões teóricas acontecem na sede do Sindicato Rural de Pará de Minas  e as instrutórias práticas, que também já tiveram início, acontecem nas granjas participantes do programa.  Para esta primeira turma, o QT Rural contará com a participação de 26 pessoas que representam 13 granjas da região. “Participar do Programa é o primeiro passo para encurtar os caminhos em uma tomada de decisão correta em nosso negócio, daí sua importância” comentou o produtor Fábio Paixão.

Para Selmo Rodrigues, representante da Arapé Agroindústria, o curso veio para somar ao cotidiano das granjas. “Nossa expectativa é que ao final do curso possamos levar para os empreendimentos em que trabalhamos informações que serão revertidas em melhorias e consequentemente em lucro” disse Selmo.

“Além de trazer inovações para o dia a dia de nossas granjas, espero que o QT possa nos auxiliar no melhoramento dos processos ocasionando um aumento na produtividade e reduzindo custos do nosso negócio” explanou o suinocultor Vinícius Calixto.

Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, o programa QT Rural está crescendo no estado e trazendo bons resultados para a suinocultura local. “Já estamos na 3ª edição do programa em Minas Gerais através do PNDS e os resultados são determinantes para organização e melhoria de gestão das granjas. É uma ação diferenciada na área de produção porque além do aprendizado coletivo, os produtores têm o treinamento individualizado nas granjas”, encerra.

A primeira turma do Programa  Sebrae de Qualidade Total Rural conta com a participação de proprietários e colaboradores de 13 granjas, que acreditam que o conhecimento é a chave para a melhoria dos negócios. São elas: Arapé Agroindústria, Granja Ponte de Tábua, Fazenda Mourão, Granja da Serra, Granja Panorama, Estância Santa Terezinha, Fazenda Amescla, Granja São Geraldo, Granja Pau Preto, Fazenda Rancho R4, Granja Pôr do Sol, Fazenda Ponte Alta e Caiana; além da Granja Santa Cruz.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias