Publicado em: 04/03/2013 às 16:50hs
Formado em administração, mas sem experiência na área rural, interessou-se pelo projeto, e é um dos vinte participantes do programa, que é realizado em Aiuruoca, desde novembro.
Dantas trabalhava em São Paulo, mas sempre esteve ligado à terra, já que seu pai tinha propriedade rural. Em 2006, voltou para Minas Gerais, e em 2008 iniciou os trabalhos com a pecuária leiteira. “Comecei com a produção de 20 litros por dia e sem dinheiro. Hoje, a produção chega a 200 litros por dia.”
Ele relata que tinha o sonho de trabalhar na propriedade do pai. “A minha visão do negócio era muito romântica. Os ganhos eram dentro do esperado, agora, sei que, com um objetivo, é possível lucrar mais. Estou deixando a mentalidade romântica e assumindo a empresarial.”
De acordo com o produtor, o diferencial do GQC é que as informações são simples e claras. “O começo do curso é um pouco assustador, pois constatamos que estamos muito distantes da realidade. Depois, percebemos que é possível implementar as mudanças. As orientações do programa podem ser 100% aplicadas.”
Desde que iniciou o GQC, mudanças já foram efetuadas na propriedade. “Já fiz a utilização de bezerreiro tropical [abrigo móvel individual para a criação de bezerros]. Pretendo fazer piquetes e efetuar a análise do solo.” Dantas planeja também realizar a ordenha automática e a trabalhar com todo o rebanho inseminado. Além disso, traçou a meta de alcançar nos próximos cinco anos a produção de 700 litros de leite por dia.
GQC
O GQC busca atender à demanda dos produtores que desejam investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais, ajudando a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos e alcançar eficiência na condução do negócio. O objetivo é ampliar a visão empresarial do produtor rural.
O Programa é desenvolvido em módulos, com a carga horária de 86 horas. As aulas são expositivas voltadas para exemplos práticos e consultorias especializadas, que são feitas nas propriedades rurais. Em Aiuruoca, o projeto é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzília e pelo SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A previsão é de que o curso seja concluído em 22 de março.
Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas
◄ Leia outras notícias