Publicado em: 22/01/2013 às 20:00hs
De acordo com o segundo diretor financeiro da Aprosoja MT e, vice presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, as perdas nas lavouras são expressivas e, na última semana, foram registradas em mais da metade das áreas onde as colheitas foram realizadas. "Todas as áreas estão apresentando soja avariada e são índices altíssimos, alcançado cerca de 60 e 70%", destacou, ao Só Notícias/Agronotícias. "Nós já não estamos acreditando mais [ na produção ]. A área não está sendo produtiva. A aparência está bonita mas quando coloca a máquina no campo, não está saindo como esperado e, agora sofrendo com estes descontos. É preocupante", destacou.
No Estado, conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, a colheita avançou 2,8% da área estimada em pouco mais de 7,8 milhões de hectares. Cerca de 0,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período da safra passada. Os números levam em consideração as informações apuradas até a última quinta-feira (17). Hoje, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, usou o microblog dele para confirmar casos de perdas devido ao excesso de chuvas. Segundo ele, há "soja com alto nível de avariados chegando a 50%, produtores preocupados pois tem muita soja em colheita", descreveu.
Clima
As chuvas estão ocorrendo quase que diariamente há cerca de 15 dias em várias partes do Estado. Muitas estradas já estão comprometidas. Em Nova Mutum, por exemplo, uma enxurrada tomou conta de uma avenida no bairro Alto da Colina I.
De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), a previsão é de mais precipitações durante esta semana. Para amanhã e quinta-feira, por exemplo, a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias