Gestão

Presidente da Ubabef defende intensificação da política nacional de abastecimento de grãos

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, participou nesta segunda-feira (5) do 4° Fórum Nacional do Milho, durante a Expodireto Cotrijal 2012, em Não-Me-Toque (RS)


Publicado em: 07/03/2012 às 17:20hs

Presidente da Ubabef defende intensificação da política nacional de abastecimento de grãos

Durante o fórum – que teve como tema central a “Interação com o Mapa: Políticas em tempos de crises, estiagem e supersafra” - Turra destacou ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Tibério da Rocha – um dos debatedores do evento – a necessidade de ações mais rápidas por parte do ministério.

O presidente da Ubabef reiterou a importância de mais ações por meio de Valor de Escoamento de Produção (VEP), promoção de Prêmios de Escoamento de Produção (PEP) entre outras iniciativas que objetivem reduzir os impactos da falta de insumos para a cadeia produtiva avícola do Sul.

“A Região Sul do país é responsável por 73% da exportação de aves e 66% da produção de suínos do Brasil. O governo precisa intervir para garantir que o abastecimento de insumos não seja comprometido, especialmente em situações de estiagem como a que recentemente atingiu esses estados”, ressalta.

Em concordância com o presidente da Ubabef, o secretário Caio Rocha destacou que o próximo Plano Safra contemplará ações voltadas para a disponibilização de insumos, fomentando tecnologias para a produção e a oferta de sementes mais resistentes à seca – um dos pleitos apresentados por Turra no encontro.

Juntamente com Turra e Rocha, foram debatedores do Fórum o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas, Narciso Barison Neto, e o engenheiro agrônomo da Semeato S/A, Eduardo Copetti, com coordenação de Odacir Klein.

Acompanharam como expectadores do evento dirigentes de cooperativas, empresários, líderes do agronegócio e produtores, entre outros.