Publicado em: 17/05/2012 às 10:20hs
A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) participará nos dias 21 a 25 de maio da 27ª Exposição Agropecuária de Suínos do Estado de Goiás, como parte do evento a associação promoverá por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Junto ao Sebrae GO e parceiros no estado a entidade participará do projeto escola, promovido pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), ação acontece durante a 67ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Este ano em especial o trabalho da exposição será exclusivamente para o público infantil, apresentando de forma didática aos alunos das escolas públicas e particulares da região metropolitana, entre 05 e 16 anos, a os benefícios da carne suína.
A expectativa é conscientizar mais de 18 mil alunos e incentivar o consumo de carne suína in natura, levando conhecimento sobre o atual sistema de produção da carne, os benefícios do produto e sua relação com um cardápio saudável, além de desconstruir paradigmas e preconceitos ainda presentes nos hábitos de consumo dessa proteína pelos brasileiros.
O objetivo da ação é imprimir no imaginário infantil o conceito de que a carne suína é parceira de um cardápio saudável, focando os aspectos produtivos e nutricionais da carne e a importância da suinocultura para o desenvolvimento do estado de Goiás. A ação visa ainda promover a suinocultura local e auxiliar na formação de pensamento crítico a respeito do produto. Para Larissa Ribeiro, analista do Sebrae/GO, a AGS está inovando, com o objetivo de ampliar o consumo da carne suína e disseminar o produto, “Começar a mostrar para as crianças os benéficos da carne suína e conscientiza-las sobre a saudabilidade e o sabor é trazer para a suinocultura novos produtores e consumidores do produto, diz. Larissa acrescenta que a parceria com o projeto escola amplia ainda mais o número de pessoas conscientes sobre a qualidades e benefícios da carne.
Os alunos assistirão uma peça teatral, com enredo voltado a apresentação dos aspectos nutricionais da carne suína, suas formas de preparo e sua participação como parceira de um cardápio saudável. A Associação levará ainda Exposição uma “mini-granja modelo” com animais expostos, de maneira a exemplificar os avanços da suinocultura. “Essa atividade mostra que o objetivo da exposição além de apresentar aos produtores novidades da suinocultura, também aproxima o público das atividades no estado”, comenta a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves.
Segundo Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS, a AGS inova com ações focadas na formação dos novos consumidores. Para a coordenadora a consolidação no projeto Agrinho já em andamento, é coroada com a formatação dessa atividade na Exposição. “Levar a esses futuros consumidores e hoje formadores de opinião junto aos pais a informação correta sobre a carne suína de forma lúdica é um grande e diferenciado passo do PNDS no estado. Acredito que essa ação deve servir de espelho a outros estados”, encerra.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias