Gestão

PNDS intensifica ações na indústria no DF e oferece ao produtor treinamentos gratuitos

Na capital do Brasil os frigoríficos de suínos são foco das atividades em 2012


Publicado em: 22/03/2012 às 12:20hs

PNDS intensifica ações na indústria no DF e oferece ao produtor treinamentos gratuitos

As ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no Distrito Federal irão abranger durante todo o ano atividades voltadas para o suinocultor, seja com visitas técnicas de orientação sobre as principais novidades referentes a suinocultura e a atual situação de seu negócio, ou com treinamentos gratuitos voltados para a evolução técnica do manejo nas granjas. Também com foco na indústria e no Festival Sabor Suíno serão trabalhadas também diversas ações voltadas para a indústria ao longo do ano. A cidade busca, assim como todos que fazem parte do Projeto, desenvolver e ampliar o consumo da carne suína rumo aos 18kg per capita/ano, até 2015, em todo o país. “Daremos continuidade no trabalho junto às granjas associadas, levando também novos serviços de apoio às indústrias locais e diversas ações para o varejo a favor da imagem da suinocultura”, explica a gerente executiva da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN), Daniela Albuquerque.

Em parceria com a DFSUIN e o Sebrae/DF, as regiões administrativas de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Gama receberão consultorias especializadas em cortes suínos, por meio de treinamentos voltados a profissionais de açougue de supermercados e casa de carnes. Com orientação também das boas práticas de manipulação de alimentos, o curso objetiva capacitar e formar profissionais para a retirada de cortes especiais da carcaça suína e, assim, oferecer ao consumidor inúmeras formas de consumo dessa proteína.

O plano também conta com ações voltadas para as Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias, que abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos com objetivo de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. Dessa forma, os frigoríficos participantes terão maior competitividade no mercado consumidor. Também voltada para esse setor, a DFSUIN realizará em 2012 o “Workshop DFSUIN para Agroindústria”, focado para seus associados, com programação específica que trará soluções nas áreas de corte, embalagens e também abordará temas relacionados ao meio ambiente.

“A DFSUIN reúne produtores e frigoríficos como seus associados, o que permite uma discussão rica para elaboração do plano de trabalho e nos atenta a focar no desenvolvimento com equidade de ações dos elos”, reforça a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado. Ainda para ela, a implantação das Boas Práticas de Fabricação para essas indústrias é fundamental na garantia da segurança alimentar dos consumidores e reforça a qualidade e diferenciação da carne suína que é oferecida ao brasiliense. “Temos um grande desafio para 2012 e muitas ações a serem concretizadas via PNDS por meio dos parceiros no Distrito Federal. Creio que trabalharemos focados para alcance das metas traçadas”, completa a coordenadora.

Para o produtor de suínos, a entidade preparou neste ano inúmeros cursos e treinamentos, além de missões técnicas nacionais e internacionais. O presidente da DFSUIN, Alexandre Cenci, acredita que a junção de todas as ações fará a diferença, “Não existe uma fórmula mágica, é preciso trabalhar a cadeia de forma integrada, pois só a soma deste trabalho a médio e longo prazo proporcionará um produto de qualidade ao consumidor, viabilizando alcançar a meta de consumo”, explica.

A realização do 4º Festival Sabor Suíno, conhecido por levar à carne suína aos cardápios de renomados restaurantes de Brasília, é uma das principais ações voltadas para a comercialização. Segundo pesquisas, o percentual das despesas com alimentação fora de casa no total das despesas das famílias cresceu de 24,1% para 31,1%, em 2011, ou seja, já representa quase um terço dos gastos com alimentos, o que reforça a importância de ações voltadas para a refeição fora do lar. “Nossa expectativa é que os resultados do PNDS desse ano ultrapassem o números alcançados em 2011, principalmente com o Sabor Suíno, que tem conquistado mais consumidores a cada edição”, reforça a analista do Sebrae/DF, Patrícia Ferreira Batista.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias