Gestão

Patrimônio e gestão do Centro de Excelência do Café passarão para o IFSULDEMINAS

Nessa segunda-feira (6), votação na Câmara Municipal de Machado aprovou a transferência de patrimônio e da gestão do Centro de Excelência do Café para o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS ? Câmpus Machado)


Publicado em: 08/02/2012 às 13:50hs

Patrimônio e gestão do Centro de Excelência do Café passarão para o IFSULDEMINAS

Esta foi a terceira vez que a Câmara de Vereadores de Machado votou Projeto de Lei visando a ampliação do Instituto Federal, porém, nas demais, um grupo de vereadores vinha obstruindo a pauta.

Com a aprovação, o prefeito de Machado, Roberto Órfão, deverá fazer a doação do patrimônio do Centro de Excelência do Café, inaugurada em 2006, para a União. A gestão será assumida pelo IFSULDEMINAS – Câmpus Machado, que deverá transferir para a nova estrutura as aulas da pós-graduação em cafeicultura empresarial, além de cursos que envolvem a cultura do café, treinamentos, eventos e concursos. A gestão do Centro vinha sendo realizada pela Associação das Entidades de Café do Sul de Minas (ASCAFÉ).

Para o professor de cafeicultura do Instituto, Leandro Carlos Paiva, a transferência dos bens e gestão representa um grande desafio, mas será também uma ótima oportunidade para a expansão da estrutura de salas de aula e laboratórios, além da ampliação das atividades relacionadas ao desenvolvimento da cafeicultura regional.

O Centro de Excelência do Café do Sul de Minas foi uma iniciativa do governo estadual e o primeiro de três Centros criados no Estado, além de Patrocínio - Alto Paranaíba e Viçosa, na Zona da Mata. O Centro sul mineiro ocupa uma área de 2.100 metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Machado, próxima ao campo de aviação da cidade, no Km 10 da BR 267. São quatro pavilhões que contam com anfiteatro, salas de aula, biblioteca, dependências da administração, laboratórios, setor para provas de café, mini-hotel e restaurante.

Rede Federal

Nessa segunda-feira (6), outra notícia rendeu atenção para o IFSULDEMINAS. A nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tomou posse em solenidade presidida pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, que deu boas-vindas aos novos gestores do Conselho, entre eles, o reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini, que assume a vice-presidência. O presidente do Conselho é o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Dênio Rebello Arantes.

Pedini, que também é especialista e entusiasta da cafeicultura regional e familiar, falou da importância do Conselho para a educação: “o Conif tem ampliado significativamente sua influência na educação profissional brasileira, em função de sua pujança, fortalecimento e, principalmente, qualidade. Fui convidado para contribuir mais diretamente nesta gestão, em função de minha trajetória (ainda que recente), mas substancialmente pelo papel alcançado pelo IFSULDEMINAS nos últimos anos, resultado do esforço de toda comunidade, de que me orgulho muito em representar.”

Fonte: Polo de Excelência do Café

◄ Leia outras notícias