Publicado em: 17/03/2025 às 11:35hs
As empresas brasileiras que marcaram presença na Gulfood 2025, maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, conseguiram alcançar um marco histórico, com um total de US$ 3,5 bilhões em negócios realizados e projetados para os próximos 12 meses. O evento ocorreu entre 17 e 21 de fevereiro em Dubai, reunindo mais de 5,5 mil expositores e 100 mil profissionais do setor.
A delegação brasileira foi composta por 120 empresas, organizadas em quatro pavilhões coordenados pela ApexBrasil, além de estandes próprios e outros três pavilhões que contaram com a colaboração de projetos setoriais de entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE). Durante o evento, os estandes brasileiros ofereceram degustações de produtos nacionais, incluindo carnes halal e bebidas não alcoólicas.
Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, participou da feira e ressaltou a importância da Gulfood para o fortalecimento das relações comerciais e a inserção global das empresas brasileiras. “A Gulfood já se consolidou como um excelente espaço para negócios, networking e acesso a novas tendências regionais, além de proporcionar uma visão clara das demandas específicas do mercado”, afirmou Pesaro. Ele também destacou o sucesso da participação brasileira, com resultados recordes de negócios e uma avaliação positiva do evento.
Entre as empresas participantes, a Dr. Peanut, especializada em amendoins e alimentos prontos, destacou-se pelo sucesso de sua segunda participação. O diretor de exportações da empresa, Renato Fasolo, afirmou que a Dr. Peanut foi procurada por compradores de países do Golfo Pérsico, como Omã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, além de representantes de mercados da África e Ásia. “Estamos reforçando nossa presença com distribuidores locais nos Emirados Árabes Unidos e seguimos em negociação com outros parceiros internacionais”, explicou Fasolo.
Além disso, a ApexBrasil apresentou a plataforma digital Buy Brazil, que facilita a conexão entre compradores internacionais e produtores brasileiros, garantindo uma experiência confiável e eficiente. A Sociedade de Bebidas Panizzon, de Flores da Cunha (RS), também marcou sua estreia na Gulfood. Segundo Francisco Chagas, Head de Comércio Exterior da empresa, a feira se destacou pela diversidade do público, com contatos provenientes de 66 países. A empresa, que começou a exportar há cinco anos, tem se beneficiado da parceria com a ApexBrasil para ampliar suas oportunidades de negócios.
A edição de 2025 da Gulfood superou as expectativas de 2024, quando os negócios gerados foram estimados em US$ 1,9 bilhão. A feira de 2026 já tem data marcada, ocorrendo entre 26 e 30 de janeiro.
O mercado dos Emirados Árabes Unidos se apresentou como uma grande oportunidade para os produtos brasileiros, com 446 novas possibilidades identificadas pela ApexBrasil, especialmente nas áreas de alimentos como castanha de caju e cevada, além de artigos manufaturados e máquinas e equipamentos de transporte. Para mais informações sobre o mercado local, é possível consultar o Perfil de Comércio e Investimentos da ApexBrasil, que detalha as oportunidades e investimentos no país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias