Gestão

Para vencer o desafio do apagão da mão de obra é preciso ir além da educação, afirma chefe da Embrapa

O Chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Lúcio Brunale diz que para vencer desafio do apagão da mão de obra no campo é preciso ir além


Publicado em: 25/07/2012 às 13:10hs

Para vencer o desafio do apagão da mão de obra é preciso ir além da educação, afirma chefe da Embrapa

São necessárias políticas públicas que orientem os produtores rurais. “Os produtores precisam de desenvolvimento territorial como casa, escola, lazer e salário condizente com a realidade deles. Se não tiver esse conjunto, ele acabará migrando para o meio urbano”, afirma.

Lúcio Brunale é um dos palestrantes convidados para o primeiro Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo, que acontece em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto. Ele vai participar do debate: Redes de conhecimento que articulam demandas de tecnologia e de pesquisa na busca de soluções para o campo. , Segundo ele, além de políticas públicas, uma solução possível para essa questão é ter um diagnóstico claro das necessidades dos produtores. “É preciso uma prospecção das demandas dos produtores rurais, porque a partir daí, identificaremos o que pode ser feito como pesquisar novas soluções, por exemplo,” explica.

Mas o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa faz um alerta: em algumas regiões do País só tecnologia não resolve as necessidades dos produtores. “A tecnologia é inovadora se a pessoa a que se destina internaliza, aplica os resultados e eles transformem sua realidade.

Para que isso aconteça é preciso que exista uma rede de parceiros, uma assistência técnica competente e estruturada, que faça a transferência de tecnologia até o produtor e o mantenha assistido. Atingiremos esse patamar com multiplicadores capacitados e o SENAR tem sido parceiro nesse sentido”, ressalta.

Lúcio Brunale destaca que o Fórum realizado pelo SENAR será uma oportunidade de partilhar as experiências internacionais, vencer as dificuldades do Brasil e solucioná-las. “O apagão da mão de obra no campo é um problema grave que deve ter atenção não apenas dos produtores, mas de todas as instituições que definem políticas públicas para o agronegócio brasileiro,” conclui.

Para mais informações, acesse o hotsite especial do Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo. Conheça a programação completa e faça, gratuitamente, a inscrição www.canaldoprodutor.com.br/forum-senar

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias