Publicado em: 27/07/2012 às 19:00hs
Organizado de forma coletiva por diversas entidades ligadas ao campo, a Comissão Executiva do evento é formada por representantes da Fetraf-Sul, Fetag, Ocergs, Famurs, Coordenadoria Estadual da Juventude, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar. A reunião preparatória aconteceu na tarde desta quinta-feira (26/7), no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, com a presença do secretário da SDR, Ivar Pavan, dos presidentes da Emater/RS, da Ceasa e da Fecoagro, Lino De David, Paulino Olivo Donatti e Rui Polidoro, entre outros representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, sindicatos, cooperativas e secretarias de Governo. A próxima reunião será na terça-feira (31/7), às 9h, também na Emater/RS-Ascar, para definição da programação do evento.
“Agosto é o mês da juventude, sendo a data comemorada no dia 12”, destacou Maurício Piccin, da Coordenadoria Estadual da Juventude da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Para ele, a sociabilização do esporte, da cultura, do lazer e do acesso à informação no meio rural é uma prioridade política e estratégica para o desenvolvimento do Estado.
Para a coordenadora estadual da Fetraf-Sul, Cleonice Back, “é preciso intestir na educação no campo, fundamental para manter os jovens na propriedade”. Ela também anunciou a realização do acampamento da juventude rural no município de Ipê, nos dias 10 e 11 de agosto, com a participação de cerca de 600 jovens. “Além do acesso à terra e ao crédito, os jovens querem lazer, cultura e internet”, disse Cleonice.
O secretário Ivar Pavan defendeu um PAC Rural, que implemente a infraestrutura no campo, garantindo um modelo de desenvolvimento sustentável “do ponto de vista da renda, do meio ambiente e de um novo modo de vida no meio rural, valorizando o agricultor e reorientando a educação para formar agricultores profissionais”, disse, ao defender a universalização da Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural. “Precisamos inverter as prioridades dos orçamentos dos governos e das instituições, migrando as atenções e os investimentos do urbano para o rural”, afirmou Pavan.
A expectativa do presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, é de que o seminário que será realizado na Expointer “abra a agenda da juventude rural para o futuro”. Além do diagnóstico do esvaziamento ou do envelhecimento do campo no Brasil e em outros países, e dos desafios enfrentados pelos jovens rurais, o evento se propõe a debater e construir uma agenda estratégica para o futuro, com a definição de políticas públicas específicas para os jovens agricultores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias