Gestão

Organizações ligadas ao campo preparam Seminário sobre Sucessão Familiar Rural para Expointer 2012

Fortalecer a discussão sobre juventude rural e sucessão é o principal objetivo do seminário sobre Sucessão Familiar Rural, que será realizado no dia 30 de agosto, às 14h, no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2012


Publicado em: 27/07/2012 às 19:00hs

Organizações ligadas ao campo preparam Seminário sobre Sucessão Familiar Rural para Expointer 2012

Organizado de forma coletiva por diversas entidades ligadas ao campo, a Comissão Executiva do evento é formada por representantes da Fetraf-Sul, Fetag, Ocergs, Famurs, Coordenadoria Estadual da Juventude, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar. A reunião preparatória aconteceu na tarde desta quinta-feira (26/7), no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, com a presença do secretário da SDR, Ivar Pavan, dos presidentes da Emater/RS, da Ceasa e da Fecoagro, Lino De David, Paulino Olivo Donatti e Rui Polidoro, entre outros representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, sindicatos, cooperativas e secretarias de Governo. A próxima reunião será na terça-feira (31/7), às 9h, também na Emater/RS-Ascar, para definição da programação do evento.

“Agosto é o mês da juventude, sendo a data comemorada no dia 12”, destacou Maurício Piccin, da Coordenadoria Estadual da Juventude da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Para ele, a sociabilização do esporte, da cultura, do lazer e do acesso à informação no meio rural é uma prioridade política e estratégica para o desenvolvimento do Estado.

Para a coordenadora estadual da Fetraf-Sul, Cleonice Back, “é preciso intestir na educação no campo, fundamental para manter os jovens na propriedade”. Ela também anunciou a realização do acampamento da juventude rural no município de Ipê, nos dias 10 e 11 de agosto, com a participação de cerca de 600 jovens. “Além do acesso à terra e ao crédito, os jovens querem lazer, cultura e internet”, disse Cleonice.

O secretário Ivar Pavan defendeu um PAC Rural, que implemente a infraestrutura no campo, garantindo um modelo de desenvolvimento sustentável “do ponto de vista da renda, do meio ambiente e de um novo modo de vida no meio rural, valorizando o agricultor e reorientando a educação para formar agricultores profissionais”, disse, ao defender a universalização da Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural. “Precisamos inverter as prioridades dos orçamentos dos governos e das instituições, migrando as atenções e os investimentos do urbano para o rural”, afirmou Pavan.

A expectativa do presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, é de que o seminário que será realizado na Expointer “abra a agenda da juventude rural para o futuro”. Além do diagnóstico do esvaziamento ou do envelhecimento do campo no Brasil e em outros países, e dos desafios enfrentados pelos jovens rurais, o evento se propõe a debater e construir uma agenda estratégica para o futuro, com a definição de políticas públicas específicas para os jovens agricultores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias