Gestão

Novo presidente da Emater-MG toma posse nesta quinta-feira

Funcionário de carreira da Empresa, José Ricardo Roseno, defende a assistência técnica e extensão rural como fundamentais para o desenvolvimento sustentável


Publicado em: 01/03/2013 às 08:10hs

Novo presidente da Emater-MG toma posse nesta quinta-feira

No dia 28 de fevereiro, quinta-feira, às 16h, será realizada a cerimônia de posse do novo presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, e do diretor Administrativo e Financeiro da Empresa, Cícero Ibraim Buldrini Filogonio. A solenidade acontece na unidade central da Empresa, na Av. Raja Gabaglia, 1626, bairro Gutierrez, Belo Horizonte. A cerimônia contará com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, e do secretário de Estado do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, o deputado Federal José Silva.

José Ricardo Roseno é funcionário da Emater-MG desde 1995, tendo atuado como gerente de unidades regionais, coordenador de programas estaduais voltados para a preservação ambiental e desempenhado o cargo de diretor Técnico da Empresa entre 2007 e 2011. Para Roseno, a Emater-MG precisa fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor. Segundo ele, o caminho para atingir esse objetivo é levar inovação, novas tecnologias e conhecimentos aos agricultores.

“É importante intensificarmos a atuação da Empresa nas principais cadeias produtivas, como café, leite e derivados, e também investirmos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também não podemos deixar de valorizar a sustentabilidade, de forma a promover a assistência técnica e extensão rural levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações”, afirma.

De acordo com o presidente da Emater-MG, algumas diretrizes já foram traçadas para essa nova administração. Entre elas, a profissionalização da gestão, a revisão do planejamento estratégico e da utilização de ferramentas de gestão, a otimização dos recursos, a valorização dos profissionais e a atuação em rede. “Além disso, claro, o alinhamento da Empresa com as estratégias do governo de Minas, atuando, principalmente, na redução das desigualdades entre pessoas e regiões”, completa Roseno.

O presidente ainda ressalta o trabalho da Empresa voltado para a preservação ambiental. “É fundamental incentivarmos o equilíbrio entre o crescimento econômico e o respeito ao meio ambiente. É preciso harmonizar a tecnologia de produção rural com as exigências ambientalistas. Não existe produção sustentável sem a proteção do meio ambiente. Assim, o maior desafio dessa gestão é, sem dúvida, promover o trabalho de assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento sustentável”, diz.

Experiência Profissional

José Ricardo Ramos Roseno é engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas e cursou o Curso de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Instituto das Águas da Unesco. Desde 1983, Roseno atua no setor de assistência técnica e extensão Rural. Em 1995, ele ingressou na Emater-MG, tendo atuado como dirigente de unidade básica, no município de Rio Preto, Zona da Mata mineira. Ele atuou também como gerente das regionais da Emater-MG em São Francisco e Januária, Norte de Minas. Entre 2000 e 2007, desenvolveu trabalhos voltados para a preservação ambiental. Nesse período, assumiu os cargos de gerente do Programa estadual VerdeMinas e coordenador da Emater-MG no Programa de Revitalização do Rio São Francisco. Em 2007, José Ricardo Roseno se tornou diretor Técnico da Emater-MG. De 2011 a 2012, ele trabalhou como gerente do Projeto Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais do Governo do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias