Publicado em: 17/05/2022 às 07:00hs
Com análise de dados extraídas da tecnologia Alteryx, ferramenta baseada na ciência e análise de dados, a Syngenta - player mundial especializada em soluções voltadas ao agronegócio, passando por produtos de proteção de cultivos, sementes, serviços digitais, soluções financeiras, entre outros - mapeou novas oportunidades de negócios para sua equipe de vendas e incrementou em 5% sua meta anual de vendas no Brasil no último ano fiscal.
A Syngenta está presente em mais de 90 países e conta com mais de 2.900 funcionários no Brasil. A companhia está inserida numa cadeia produtiva complexa e diversificada, que envolve fornecedores de perfis muito variados – desde a indústria química de ponta e atuação global até companhias agrícolas, produtores independentes e cooperativas de agricultores.
Com apoio da Nordica, consultoria especializada na distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho, a companhia utilizou as potencialidades da ferramenta Alteryx para engajar a equipe de vendas e fornecer dados e informações que aumentassem a performance de seus representantes. Com essa análise de dados, foram mapeadas mais de 15 mil possíveis oportunidades de comercialização de produtos complementares aos já adquiridos pelos clientes e engajar ainda mais o time de vendas para a conversão destas oportunidades de negócios no último ano fiscal.
“Nosso papel é fornecer informações para os vendedores e parceiros cumprirem seu papel da melhor forma possível para que cresçam conosco. Com o auxílio do Alteryx, percebemos que o desempenho do nosso time poderia melhorar muito cruzando dados já existentes em nossas várias bases de dados. Entregamos ao vendedor informação relevante que o instigou a melhorar seu desempenho, e assim, com os dados em mãos ele conseguiu perceber oportunidades dentro da sua carteira de clientes com similaridades de portfólio, cruzando informações sempre atualizadas de produtos a serem oferecidos frente à possíveis restrições na comercialização/produção, que eventualmente pudessem acontecer no decorrer da safra. É um mercado complexo e nem sempre algumas oportunidades são factíveis, mas entregar informação mastigada e recorrente para nosso time de vendas facilita o processo”, explica Leonardo Sawakuchi, coordenador de Inteligência Comercial da Syngenta.
Sawakuchi reforça a simplicidade de todo o processo de implementação, suporte e consultoria do time Nordica que auxiliou a Syngenta a se adaptar com a solução. Desde a implementação até o uso, sendo um período em que a consultoria ajudou a companhia a identificar padrões que produzissem insights dentro da solução em uma modelagem fácil para entendimento.
“Fizemos uma pesquisa interna com os nossos 420 representantes e 70% dos respondentes conseguiram aproveitar alguma das oportunidades vindas das informações enviadas pelo setor de Inteligência Comercial. O Alteryx foi um grande aliado para produzir informações a fim de mobilizar a força de vendas e de fácil integração com os sistemas de gerenciamento de diferentes ambientes. Tudo isso de forma simples e sem necessidade de conhecimento de programação, tampouco envolvimento de pessoal mais técnico”, revela Sawakuchi.
“A ferramenta propicia um empoderamento dos analistas, onde eles mesmos conseguem manipular dados de forma simples e com isso perceber de maneira mais fácil possíveis oportunidades de negócio. O Alteryx se propõe a ser uma ferramenta para usuários não técnicos e queremos democratizar a inteligência de dados nas empresas, tornando a tecnologia mais inclusiva para que todos consigam gerar seus próprios insights”, afirma o diretor de Vendas da Nordica, Hélcio Kodama.
Fonte: Syngenta
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