Gestão

Nordeste brasileiro será foco de rotas de aprendizagem

IICA e Embrapa Caprinos e Ovinos discutem propostas de cooperação entre as instituições. A região faz parte do Projeto Semear Conhecimento em zonas semiáridas, desenvolvido pelo IICA, com recursos do FIDA e apoio da AECID


Publicado em: 13/08/2012 às 08:10hs

Nordeste brasileiro será foco de rotas de aprendizagem

A engenheira agrônoma Léa Vaz Cardoso e a jornalista Simone Amorim, consultoras do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), estiveram nos dias 6 e 7 de agosto na Embrapa Caprinos e Ovinos, sediada em Sobral, Ceará, para discutir uma proposta de cooperação entre as entidades, afim de integrar ações que colaborem com o projeto Semear Conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil.
 
Léa e Simone reuniram-se com equipe de pesquisadores e analistas da Unidade, com objetivo de construir uma agenda em comum de gestão do conhecimento para identificação de potencialidades em regiões de semiárido.
 
A Embrapa e o IICA firmaram o compromisso de construir, até o fim de agosto, a minuta de uma cooperação técnica para uma proposta de trabalho de seis meses em conjunto. Essa cooperação detalhará a participação da Embrapa na elaboração e execução das rotas de aprendizagem.
 
Em uma primeira reunião, no dia 6, Léa apresentou a metodologia das “rotas de aprendizagem” do projeto Semear, que atuará em seis estados nordestinos (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe), para mapear elementos como boas práticas no manejo de recursos naturais e na convivência com o semiárido, inovações produtivas e adaptações a mudanças climáticas. Segundo ela, cerca de 50 organizações já foram mapeadas, para atuar como parceiras do IICA na condução das rotas.
 
Também no dia 6, a equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos apresentou projetos e ações cujas experiências podem se integrar à proposta do Semear. Foram eles: o projeto de Integração de Unidades Demonstrativas de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos, Sistematização de Experiência em Transferência de Tecnologia e Gestão do Conhecimento para a Rede Morada Nova, Centro de Inteligência em Caprinos e Ovinos, Projeto Cordeiro do Cariri, Projeto Sustentare, Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, Rota do Cordeiro e Rede de Transferência de Tecnologia e Inovação para a Caprinocultura e Ovinocultura Brasileira.
 
O projeto “Semear Conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil” conta com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias