Gestão

Negócio Certo Rural consolida-se na Zona da Mata mineira

O Negócio Certo Rural já beneficiou 80 produtores rurais na Zona da Mata mineira e consolida-se como um programa fundamental para melhorar a gestão da empresa rural e fortalecer o agronegócio. Até o final do ano, a expectativa é de capacitar, pelo menos, mais 20 alunos na região


Publicado em: 08/08/2012 às 13:40hs

Negócio Certo Rural consolida-se na Zona da Mata mineira

O programa orienta os participantes a fazerem um diagnóstico da propriedade e a selecionarem ideias de negócios. Depois, incentiva a analisarem a viabilidade, buscando informações sobre formalização, organização, administração e sobre como melhorar o relacionamento do negócio com o mercado. Além da finalidade econômico-financeira, há um alcance social, que é conter o êxodo rural, buscando fixar os jovens no campo com perspectivas de valorização e melhores ganhos.

Resultados

Filho de produtor rural e estudante de medicina veterinária, Guilherme de Oliveira Loures participou do Negócio Certo Rural em Goianá e conseguiu a oportunidade de gerenciar uma fazenda localizada no município. Há um mês trabalhando na propriedade que desenvolve a pecuária leiteira, ele colocou todos os dados que tinha numa planilha, como custos e perfil do gado, e percebeu que o saldo do negócio estava negativo. “Estou seguindo os passos do programa. A partir da constatação, vou tentar colocar a casa em ordem para começar a avançar. Segundo Loures, os proprietários ficaram mais motivados com a atividade. “Eles até pretendem se mudar para a fazenda.”

Expectativa

Com a intenção de desenvolver um viveiro de mudas em sua propriedade, José Venâncio Rocha Moreira participou do programa promovido em Ubá. “Esclareci minhas dúvidas e, agora, quero ver na prática como vai funcionar. O programa ajuda na nossa organização e nos dá mais motivação para seguir.”  

Para o produtor rural Glicério Antônio Pereira, de Senhora dos Remédios, o curso chamou atenção para a questão do planejamento. “Às vezes, somos preguiçosos e vamos levando o negócio sem fazer anotações. O curso reaviva essa necessidade e o gosto para colocar as coisas em prática.” Ele afirma que pretende adquirir um computador para armazenar as informações da propriedade. “Com o equipamento, fica mais fácil armazenar os dados e fazer os planos.” Ele dedica-se à plantação de feijão e, mais recentemente, à pecuária leiteira.

Em Guidoval

Pequenos produtores rurais de Guidoval vão participar do Negócio Certo Rural na cidade. O programa começa no dia 13 de agosto. Serão 130 horas, divididas em cinco encontros presenciais e duas consultorias por propriedades, sendo uma in loco. Senhora dos Remédios, Goianá, Ubá e Tocantins já sediaram o evento, que é realizado pelos sindicatos dos produtores rurais dos municípios, pelo Sebrae e pelo SENAR.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias