Publicado em: 02/07/2012 às 16:40hs
O programa, que já passou por Senhora dos Remédios, Goianá e Ubá, beneficiando cerca de 60 participantes, chega à cidade esta semana, com o objetivo de estimular o empreendedorismo, visando o fortalecimento do agronegócio brasileiro. O curso é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Tocantins, em parceria com o SENAR MINAS e o Sebrae.
O Negócio Certo Rural é voltado para produtores e trabalhadores rurais e para os familiares, sobretudo, os jovens. Além da finalidade econômico-financeira, o programa tem também um alcance social, que é conter o êxodo rural, buscando fixar os jovens no campo com perspectivas de valorização e melhores ganhos.
O programa está dividido em cinco encontros presenciais, com carga horária de oito horas cada, e duas consultorias por propriedades participantes. A primeira consultoria ocorrerá em sala de aula individualmente, com duração de duas horas para cada participante. A segunda será após 15 dias do término das aulas teóricas e será realizada na propriedade do participante, com duração de quatro horas.
Para o instrutor do programa, José Heleno Húngaro, o grande diferencial do Negócio Certo é a proposta de inclusão. “Participantes que têm dificuldade para ler, escrever ou realizar as contas devem ser encorajados a participar com outro membro da família. Assim, poderá conhecer algumas técnicas gerenciais que são fundamentais para a gestão eficaz de seu empreendimento.”
Segundo Húngaro, a melhoria na administração de um negócio rural começa por uma mudança de postura. “É necessário que o produtor comece a ver sua propriedade rural como uma empresa e, como tal, deve gerenciá-la. É importante que ele conheça algumas ‘ferramentas’ gerenciais, como planejamento, organização, direção e controle, para utilizá-las na condução de seu negócio.”
Para o instrutor, a falta de informações gerenciais, de dados sobre as políticas públicas para o setor e de acesso a novas tecnologias de produção dificultam o desenvolvimento do negócio. “O programa Negócio Certo Rural propicia esse conhecimento ao empresário ou empreendedor rural.”
Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas
◄ Leia outras notícias