Gestão

Negócio Certo Rural

1900 produtores catarinenses participaram do programa em 2011


Publicado em: 03/01/2012 às 11:45hs

Negócio Certo Rural

Uma iniciativa catarinense bem-sucedida que se transformou em um programa nacional - Negócio Certo Rural – encerrou o ano de 2011 com a capacitação de  aproximadamente 1.900 pessoas em 90 turmas de todas as regiões do Estado. Foram atendidas pelo menos 1.100 propriedades rurais. A meta no Brasil até 2013 é investir o montante de 20 milhões de reais para formar 1.000 turmas, com 30 mil alunos em todos os Estados da federação.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, salienta que no oeste catarinense foram formadas, em 2011, 24 turmas. “O programa vem apresentando resultados significativos. Percebemos, através de depoimentos dos produtores rurais participantes, que eles assimilaram a importância da gestão e de práticas inovadoras para o desenvolvimento de suas propriedades”.

O Negócio Certo Rural foi criado em 2008, na região oeste, inspirado no programa destinado ao setor urbano. Adaptado à realidade cultural e econômica do campo, implementado experimentalmente através de cinco turmas-piloto em 2008 e 2009, foi aperfeiçoado em 2010. A versão rural busca capacitar pequenos produtores a dinamizarem, inovarem e revitalizarem suas propriedades, aumentando a competitividade e a renda.

O Sebrae desenvolveu uma metodologia ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, destaca que o Negócio Certo Rural em 2010 foi nacionalizado, tendo como parceiros o  Senar Nacional e Confederação Nacional da Agricultura. “O programa contribui para a criação de novos empreendimentos no meio rural, além de promover a competitividade e o desenvolvimento dos já existentes, por meio da prática do planejamento empresarial e da melhoria da gestão”, reforça.

O treinamento do programa ocorre presencialmente com um instrutor e está dividido em cinco encontros de seis horas cada, com aproximadamente duas semanas de intervalo entre um encontro e outro. O conteúdo foi elaborado com conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, para que o estudo seja agradável e para que o aluno possa relacionar o que está estudando com a prática do seu dia a dia profissional.

As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

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