Gestão

Mulher lidera atividades na fazenda

As mulheres conquistam espaço nas propriedades rurais e assumem, cada vez mais, a liderança das fazendas. Este é o caso de Vera Lúcia Vicente de Almeida Zancanela, que se prepara para as atividades com os cursos do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e não se incomoda com o trabalho pesado: ?aqui, eu que faço a inseminação no gado?, brinca


Publicado em: 29/11/2012 às 15:00hs

Mulher lidera atividades na fazenda

A ligação com o meio rural é de família. Os avós moravam no campo e ela passava as férias no local. Ela conta que sempre teve o sonho de adquirir uma propriedade e ter uma “vaquinha”. A realização veio quando o marido aposentou, e eles puderam comprar um espaço, o Sítio Paraguai, em Torrões, distrito de Juiz de Fora. Entretanto, eles não tinham noção de como lidar com a terra. “Foi aí que entrei para a Associação dos Produtores Rurais de Torreões e comecei a participar de cursos.”

Desde que ingressou no mundo rural, já se vão 12 anos e, pelo menos, oito treinamentos do SENAR MINAS no currículo. “A minha mentalidade mudou muito. Via a fazenda só com o coração, agora, vejo com a razão, pois temos que produzir. O sonho é possível, mas a fazenda não é lazer, é para produzir e cobrir os gastos.”

Dedicando-se à pécuária leiteira, a produção de Vera Lúcia chega a 150 litros por dia. “Estou trabalhando para aumentar a produção. Comecei a plantar cana-de-açúcar para fazer a alimentação do gado e estou fazendo piquetes. Tudo isso para dimunuir o custo e ampliar a produção. Pretendo atingir 600 litros por dia em três anos.”

Vera Lúcia, o marido e um empregado fazem todo o serviço, mas é ela que fica à frente dos trabalho. “A presença da mulher na Zona Rural é muito importante, pois temos uma visão ampla. Faço de tudo na fazenda. Gosto da natureza e dos animais.”

Participação crescente

Dados do SENAR MINAS revelam que o número de mulheres interessadas por cursos de qualificação da mão-de-obra rural aumentou nos municípios atendidos pela regional Juiz de Fora (são 114 cidades localizadas na Zona da Mata mineira, Campo das Vertentes e Sul de Minas). Em 2011, 3.023 mulheres participaram dos cursos de formação profissional e de promoção social, representando 43,69% de alunos. Em 2012, até outubro, 2.926 mulheres ingressaram nos treinamentos, totalizando 45,75% de participantes.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias