Publicado em: 16/09/2013 às 13:50hs
No entanto, para o presidente da Aprosoja Mato grosso, Carlos Fávaro, o estado tem potencial para triplicar este resultado e, no longo prazo, colher até 150 milhões de toneladas.
Na avaliação do dirigente classista, este potencial pode ser alcançado pelo Estado se houver aumento na área plantada, atualmente em 7,8 mil hectares.
“Acredito que no longo prazo vai ser possível duplicarmos a área plantada de grãos. E com isso acredito em aumento de produtividade. Se dobramos a área plantada, dobramos a produção. Mas também aumentaremos a produtividade. Mato Grosso é o único Estado do Brasil e do mundo que tem este potencial de crescimento. Podemos abastecer sozinhos a todo o mercado europeu”, projeto em entrevista ao Agro Olhar.
Segundo ele, o Estado necessita que se façam investimentos públicos ou privados em logística, considerado por ele o principal entrave para o crescimento do setor agropecuário.
“Todas as medidas para ampliar a produção e a produtividade já foram adotadas. Está tudo pronto. Foram feitos melhoramentos genéticos. Foram feitos investimentos em tecnologia. Mercados foram abertos. O único entrave continua sendo a logística. Se tivermos competitividade para escoar a produção, vamos alcançar outro patamar”, afirmou.
Fonte: Expresso MT
◄ Leia outras notícias