Publicado em: 10/07/2013 às 15:10hs
As autoridades paranaenses foram formalmente convidados a participar do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), maior feira do setor avícola brasileiro, que será realizado em agosto, em São Paulo. “Entendemos a importância desse setor na economia paranaense, principalmente na geração de empregos e renda. Estarei com certeza nesse evento”, disse o governador.
O governador conversou com os representantes do segmento sobre o desenvolvimento da avicultura no Brasil e as perspectivas do setor para os próximos anos. O governador afirmou que a prevenção e o controle sanitário é uma das prioridades entre as ações com relação à avicultura no Paraná que hoje é responsável por 30% das exportações brasileiras e abate de cerca de cinco milhões de cabeças/ dia. “O Paraná é o maior exportador em volume de carne de frango, só em maio o faturamento com os embarques chegou a R$ 200 milhões.”, ressaltou o presidente do Sindiavipar.
Sanidade
O secretario de agricultura também destacou o controle sanitário realizado no estado. Segundo Ortigara, a Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – foi criada justamente para manter e aperfeiçoar a qualidade do produto paranaense e assim, alcançar os melhores mercados do mundo. “Temos que demonstrar para o mundo que aqui no Paraná temos controle sanitário, que não apresentamos nenhum risco, que cumprimos protocolos estabelecidos pelos consumidores mais exigentes”, explica.
Segundo Turra, a América do Sul é referência em sanidade avícola no mundo e, por esse motivo, a avicultura brasileira não para de crescer e conquistar novos mercados. O diretor da Ubabef comentou que o México, que está sofrendo com a gripe aviária, e a Malásia serão os novos grandes mercados para o produto. Os mexicanos, inclusive, já estiveram no país para conhecer as plantas brasileiras. “Temos uma produção saudável e livre de doenças. Precisamos mostrar que temos condições de ampliar nossos mercados”, disse ele.
SIAV 2013
A 23° edição do Salão Internacional da Avicultura (SIAV será composta pelo 23° Congresso Brasileiro de Avicultura, feira de exposição e pelo Projeto Produtor. O evento ocorre entre dias 27 a 29 de agosto, em São Paulo. Mais de 60 palestrantes, aproximadamente 40% deles especialistas internacionais, vão tratar de questões conjunturais e técnicas relacionadas à avicultura mundial.
Com o tema “Valor Agregado: Novos Caminhos para a Inovação Avícola”, o congresso vai reunir autoridades nacionais e internacionais e viabilizará a discussão de formas para ampliar as estratégias em prol da ampliação da rentabilidade do setor, com o emprego da inovação empresarial e da tecnologia no campo e nas linhas de produção.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sindiavipar
◄ Leia outras notícias