Gestão

Lançado projeto APL Leite no ES

Associação dos Produtores de Linhares e Região e Sebrae iniciaram as atividades do programa de melhoria da produtividade leiteira em evento na última terça-feira (05)


Publicado em: 07/02/2013 às 18:40hs

Lançado projeto APL Leite no ES

A Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, na última terça-feira (05), o Projeto APL Leite. Cerca de 50 participantes, entre produtores, técnicos e lideranças rurais participaram do evento realizado no auditório da antiga Escelsa, no centro de Linhares.

Na abertura oficial do encontro, o presidente da APL, Cirilo Pandini Júnior, agradeceu aos produtores pela união e pela participação na entidade. “Isso tem possibilitado a conquista de benefícios para nosso setor. E o lançamento desse projeto é mais uma vitória da pecuária de leite de Linhares e região. Vamos desenvolver a atividade de forma sustentável, dando um passo de cada vez, mas com metas a serem atingidas. Só unidos iremos conseguir”, destacou.

O projeto começa suas ações com capacitações gerenciais aos quinze produtores participantes inicialmente. O treinamento será realizado por consultores do Sebrae, através do programa Negócio Certo Rural, desenvolvido pelo órgão em conjunto com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “A propriedade tem que ser tratada como empresa rural e aí precisamos adotar práticas de gerenciamento para o sucesso do negócio”, destacou o analista do Sebrae, Wilson Marchiori.

Paralelo a essa capacitação, haverá assistência técnica aos pecuaristas com visitas em propriedades e orientações em diversas áreas. “Iremos atuar na medicina veterinária com exames nos animais, diagnóstico de gestação, reprodução. E ainda na elaboração de planilhas com o produtor e no uso intensivo de pastagens, irrigação, controle reprodutivo, entre outros pontos”, explica o médico veterinário do Projeto APL Leite, Fernando Masette.

Baseado em metodologia nacional de transferência de tecnologia, o APL Leite terá um tutor que irá coordenar as ações. Com visitas regulares e dias de campo nas Unidades Demonstrativas (UD), o engenheiro agrônomo Ismail Hadadde trará a experiência em projetos semelhantes em outras regiões para conduzir a equipe. “Estaremos monitorando todo o projeto e acompanhando os trabalhos do produtor. Será essencial o cumprimento das tarefas combinadas entre pecuarista e técnicos e a união de todo grupo para colher os resultados. O método é bem sucedido em todo país quando seguimos os procedimentos adequados”, diz o agrônomo.

O primeiro encontro do curso Negócio Certo Rural, primeira etapa do Projeto APL Leite, será no dia 18 de fevereiro, às 13 horas, no auditório do Sebrae. Mais informações sobre o curso e o projeto podem ser obtidas na sede da APL, que fica localizada na Rua Rufino de Carvalho, próxima a Igreja Matriz, no centro de Linhares. O telefone de contato é o (27) 9828-5836.

 Em Santa Teresa, exemplo de sucesso 

O município de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, desenvolve trabalhos semelhantes ao APL Leite. Lá, com a cartilha sendo seguida conforme combinado e o empenho de produtores e técnicos, os resultados no campo são positivos. Ismail Hadadde diz que, em 2009, a produção era de 826 litros leite por dia com 98 vacas e, hoje, passou para 2.620 litros de leite/dia com 205 vacas. A produtividade evoluiu de 8,42 para 12,78 litros por dia, em pouco mais de dois anos de projeto.

 Lideranças destacam importância do APL Leite 

“Parabenizo a APL pelo empenho na luta por melhorias para o segmento leiteiro da região. Fico feliz em ver tantos produtores presentes e participando da entidade. O APL Leite vai proporcionar resultados importantes para a pecuária de Linhares”

 Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares 

“O programa é referência em todo Brasil e será um importante aliado no desenvolvimento da nossa pecuária. Estamos a disposição para ajudar os produtores de leite. Parabéns a APL pelo trabalho”

 José Roberto Macedo Fontes, secretário de agricultura de Linhares 

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias