Publicado em: 03/02/2025 às 14:30hs
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anunciou na última segunda-feira (27/01) a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil, a maior produtora de ovos da América do Sul. Com essa aquisição, a JBS expande sua plataforma multiproteína global, diversificando ainda mais sua atuação por diferentes segmentos de proteínas e regiões. O controle da Mantiqueira será compartilhado com seu fundador, Leandro Pinto.
De acordo com Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, o investimento está alinhado com a estratégia de longo prazo da empresa, que visa a diversificação do portfólio por meio da entrada em novos segmentos de proteína e o fortalecimento de marcas com valor agregado. Atualmente, a JBS opera com diversas proteínas, incluindo bovinos, frangos, suínos, aquacultura (salmão) e proteínas alternativas (plant-based e cultivada), distribuídas por cinco continentes.
A Mantiqueira Brasil, líder na produção de ovos na América do Sul, é responsável por 4 bilhões de ovos produzidos anualmente, sendo também a décima maior produtora mundial. A empresa possui unidades em seis estados brasileiros e emprega 3 mil colaboradores. Nos últimos anos, a Mantiqueira tem investido no fortalecimento de suas marcas, com destaque para Mantiqueira, reconhecida como líder do setor, e para as marcas Happy Eggs (focada em galinhas livres) e Fazenda da Toca (líder no segmento de ovos orgânicos).
A entrada da JBS no segmento de ovos também abre novas perspectivas globais para a companhia. A Mantiqueira Brasil já exporta para mercados da América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio, e, de acordo com Gilberto Tomazoni, o consumo de ovos no mundo tem mostrado crescimento consistente. Os ovos são uma proteína acessível, versátil e saudável, o que reforça o compromisso da JBS de alimentar o mundo.
Para Leandro Pinto, fundador e presidente do Conselho da Mantiqueira Brasil, a sociedade com a JBS é um movimento natural e estratégico. "Estamos prontos para avançar. A liderança da Mantiqueira no Brasil, somada ao apoio da JBS, nos proporcionará acesso a novos mercados e ao conhecimento necessário para nos tornarmos uma referência internacional", afirmou Pinto.
A união entre as duas empresas também se beneficia da experiência da JBS no setor avícola. Como maior produtora mundial de frangos, a JBS atua no setor em países como Estados Unidos, México, Europa e Brasil, o que adiciona um grande valor estratégico ao negócio conjunto.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias