Gestão

II Encontro Regional de Sistemas Produtivos debaterá sobre cultivo Safrinha

O conceito de sistemas produtivos deve ser multiplicado no agronegócio brasileiro para expansão das atividades e utilização mais racional das áreas de plantio.


Publicado em: 30/03/2012 às 16:10hs

II Encontro Regional de Sistemas Produtivos debaterá sobre cultivo Safrinha

"De modo geral, o termo sistema não é bem entendido pelos  agricultores,  que via de regra trabalham  uma única cultura e nunca conseguem avaliar os benefícios ou prejuízos da cultura antecessora ou da que está em produção para  para beneficiar a seguinte. Assim,  pode-se dizer que não  há  sistemas ;  somente cultivos isolados".

Este argumento é defendido por Clayton Giani Bortolini, da Fundação Rio Verde, de Lucas do Rio Verde (MT),  que participará do II Encontro Regional de Sistemas Produtivos  nos dias 23 e 24 de abril, em Sorriso (MT), e falará sobre “Posicionamento das Culturas em Sucessão” (Safrinha).

De acordo com Bortolini, o cultivo  safrinha não pode mais ser chamado assim. Deve mudar para  segunda  safra, devido à importância para a propriedade, para a sociedade e para o País.

“As  propriedades precisam maximizar a utilização de área para produção na segunda safra. Quando falamos em produção, não necessariamente precisamos ‘colher’ grãos, fibras, proteínas em determinado cultivo, mas sim fazer com que este cultivo proporcione renda, que gere  benefícios aos cultivos futuros”, diz  o especialista da Fundação Rio Verde.

Ele cita o exemplo das coberturas de solo, que quando  feitas  de acordo com as recomendações técnicas proporcionam alto  retorno  econômico  ao sistema, pois chegam a elevar em mais de 50% a produtividade de áreas que apresentavam  deficiências  de solo, pragas, doenças, nematóides ou outros.

Bortolini também destaca o Mato Grosso como  Estado  com grande potencial para mais que dobrar sua área de cultivo em segunda safra, somente adequando cada cultura para cada área, data s  de plantio e objetivos.  É preciso, porém, conhecer os benefícios e limitantes de cada cultura,  o  que não é difícil, pois  as informações estão disponíveis em diversos meios.

“A  proposta II Encontro Regional de Sistemas Produtivos  (23 e 24 de abril, em Sorriso/MT)  é auxiliar o produtor   rural com tecnologias inovadoras para  culturas na região,  apresentando as  opções  que podem ser importantes fontes de receita para a safrinha  em Mato Grosso”.

O  evento será  iniciado às 18h do dia 23 de abril,  no auditório do CAT Sorriso – Clube Amigos da Terra. No dia 24, estão programadas palestras a campo, a partir das 7h30, na Fazenda Santa Maria da Amazônia (Km 22 sentido Sorriso/Ipiranga do Norte).

PROGRAMAÇÃO:

DIA 23.04 – CAT SORRISO (Palestrantes) – a partir das 19h30.

  • Roberto Rodrigues (Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que falará sobre as Perspectivas do Agronegócio Brasileiro;
  • José Alfredo Pinto (setor Agronegócios do Banco do Brasil) que proferirá sobre a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

DIA 24.04 – (DIA DE CAMPO) - Fazenda S. Maria da Amazônia – a partir das 7h30

  • Otávio Celidonio (IMEA MT) - Gerenciamento da Empresa Rural no Agronegócio;
  • Paulo Barroso (Embrapa Algodão - GO) - Avanço da Biotecnologia;
  • Clayton Giani Bortolini (Fundação Rio Verde) - Posicionamento das culturas em sucessão (safrinha);
  • Flávio de Jesus Wruck (Embrapa Arroz e Feijão, de Sinop-MT) - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta;
  • Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril) - Eficiências dos sistemas de produção em pecuária de corte (pastagem x melhoramento animal);
  • Charton Jahn Locks (Aliança da Terra - GO) - Sustentabilidade Ambiental e o Agronegócio.

INSCRIÇÕES: Para participar do II Encontro Regional de Sistemas Produtivos acesse o site: www.catsorriso.com.br para mais informações ou ligue: (66) 3544-3379 ou mande seu e-mail para: catsorriso2@gmail.com.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

◄ Leia outras notícias