Gestão

Grupo de Trabalho Brasil-Indonésia debate exportações de frango brasileiro

Visita das autoridades da Indonésia acontece em outubro


Publicado em: 11/07/2012 às 16:40hs

Grupo de Trabalho Brasil-Indonésia debate exportações de frango brasileiro

O grupo de trabalho teve como uma de suas principais pautas a abertura do mercado indonésio para as carnes de aves brasileiras.

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, participaram na segunda-feira (9) da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Comércio Bilateral entre Brasil e Indonésia, promovido em paralelo ao Asean Latin Business Forum 2012, em Jacarta (Indonésia).

Tendo por objetivo o acompanhamento e a superação de barreiras que possam dificultar o fluxo comercial entre os dois países, o grupo de trabalho teve como uma de suas principais pautas a abertura do mercado indonésio para as carnes de aves brasileiras. Na oportunidade, os representantes brasileiros defenderam de forma incisiva a abertura dos embarques, cujas negociações foram iniciadas em 2009.

Acordo

“Após os pedidos do lado brasileiro, as autoridades indonésias se comprometeram a promover uma nova inspeção de abatedouros de aves. A visita está prevista para outubro deste ano e deverá incluir patos, perus e, possivelmente, frangos”, ressalta Turra.

O encontro foi coordenado pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Tatiana Prazeres, juntamente com o Chefe de Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Rubens Gama, pelo embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Soares, pelo coordenador da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura brasileiro (MAPA), Jean Cury, e autoridades indonésias.

Asean Latin Business Forum 2012


Na terça-feira (10), Turra e Zerbini foram debatedores de um painel sobre Segurança Alimentar na ASEAN, bloco econômico com as dez maiores economias do Sudeste Asiático.

Durante o debate, os representantes da UBABEF destacaram que o setor avícola exportador brasileiro contribui para a segurança alimentar de mais de 150 países, auxiliando no acesso da população mundial a uma fonte de proteína animal de alta qualidade e sanidade a preços acessíveis.

“Temos o bem-sucedido trabalho já desenvolvido em outras nações asiáticas, como Japão, China, Cingapura, Filipinas e outras. Esta parceria pode ser repetida em outros mercados ainda fechados da ASEAN, como a Indonésia e a Malásia”, disse Turra.

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, também participou do evento. Em seu discurso, Lagarde ressaltou a importância do comércio na recuperação da economia mundial, afirmando que todos os países deveriam resistir às tentações protecionistas. Na visão dela, bloquear o comércio internacional apenas aprofundaria a situação já complicada da economia internacional.

Hoje (11), Turra e Zerbini seguem para Kuala Lumpur, na Malásia, para acompanhar o coordenador da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura brasileiro (MAPA), Jean Cury, nas negociações para abertura do mercado malaio às exportações de carne de frango do Brasil.

Fonte: Assessoria de imprensa Ubabef

◄ Leia outras notícias