Publicado em: 23/09/2013 às 18:30hs
No mês de setembro, o Gestor Leite, programa de melhoramento genético em bovinos leiteiros da CRV Lagoa, publicou a segunda avaliação genética dos rebanhos participantes, ultrapassando a marca de 100 mil fêmeas avaliadas.
Atualmente, o programa gera valores genéticos para 26 características, entre produção, funcionalidades e tipo, além do IEB (Índice Econômico Brasileiro), primeiro índice econômico do Brasil que quantifica em reais (R$) o potencial genético de cada fêmea, dentro das condições de ambiente, custos de produção e remuneração do leite no Brasil.
A metodologia do IEB foi publicada recentemente no Animal Dairy Science, revista científica internacional especializada em bovinos leiteiros, e, desde 2012, é estimada para os reprodutores da raça Holandesa, com publicação no catálogo de reprodutores da CRV Lagoa.
As avaliações genéticas permitem ao produtor informações que auxiliam na identificação, seleção e multiplicação de genética superior no rebanho, considerando o objetivo de cada sistema de produção, além de acasalamentos dirigidos pelo uso do potencial genético efetivo de fêmeas e reprodutores nas condições brasileiras, agregando maior precisão em relação aos acasalamentos por índice de pedigree de avaliações internacionais.
Desde o lançamento desta linha de acasalamentos em 2012, 33 mil fêmeas já foram acasaladas por essa metodologia. As avaliações também geram diferenciação na comercialização de animais, de forma que compradores podem adquirir fêmeas dos participantes conhecendo o potencial genético daquelas adquiridas utilizando suas provas, da mesma forma com que escolhem reprodutores para inseminação.
Lançamento de mais um índice
Ainda em 2013, o Gestor Leite lançará o ISB (Índice de Seleção Brasileiro), combinando o índice econômico com características funcionais e de tipo. Da mesma forma com que se usam índices de seleção em outros países (como o NVI na Holanda, TPI nos EUA, LPI no Canadá), o índice objetiva permitir a identificação e ranqueamento de animais dentro do biótipo e produção desejados para nossas condições nacionais.
O trabalho do Gestor Leite é realizado em parceria e colaboração com a APTA Ribeirão Preto e ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa). As avaliações genéticas são atualizadas três vezes ao ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa
◄ Leia outras notícias