Publicado em: 26/09/2024 às 09:00hs
As queimadas e a escassez de chuvas que afetam diversas regiões do Brasil têm gerado preocupações tanto para produtores quanto para o varejo, especialmente no que diz respeito a frutas, legumes e verduras (FLV), que são mais suscetíveis às mudanças climáticas. Este cenário torna imprescindível que o setor invista em soluções, como a inteligência artificial, para gerenciar estoques de forma eficiente e minimizar o desperdício de alimentos, que podem se tornar ainda mais escassos.
Com a redução na disponibilidade de produtos devido às condições climáticas adversas, os custos e a oferta de itens essenciais na cadeia alimentar são impactados. Por isso, a utilização de inteligência artificial para prever a demanda torna-se crucial, pois essa tecnologia permite identificar como a disponibilidade de alimentos influencia os preços para o consumidor.
Ao aplicar essa análise tecnológica, os pedidos do varejo podem ser realizados de maneira mais precisa, ajustando as aquisições em resposta a flutuações nos preços de determinados produtos. Isso não apenas evita estoques excessivos nos supermercados, mas também diminui o risco de falta de produtos no campo e o desperdício causado por falhas de planejamento.
A startup Aravita se destaca nesse contexto, empregando modelos de machine learning e inteligência artificial para fornecer recomendações sobre a demanda para supermercados. Isso ajuda os varejistas a fazerem pedidos que se aproximam da perfeição, levando em consideração variáveis internas, como histórico de vendas e promoções planejadas, bem como fatores externos, como indicadores macroeconômicos, preços da concorrência e condições climáticas, aplicados a cada loja e categoria de produto.
“As condições climáticas e sazonais têm um papel fundamental na gestão de alimentos frescos, afetando a demanda, a qualidade e a disponibilidade dos produtos. Com as mudanças climáticas em curso, um monitoramento eficaz se torna ainda mais crucial para os varejistas”, explica Aline Azevedo, co-fundadora e diretora de Produtos da Aravita.
Diante da situação climática atual, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para os supermercados, garantindo controle adequado sobre os produtos, o que se traduz em quantidade, qualidade e preços ideais para os consumidores.
“Otimizando as quantidades a serem adquiridas, conseguimos reduzir simultaneamente o excesso de alguns produtos, que gera desperdício e prejuízo, e a falta de outros, que resulta na perda de vendas. Estamos vivendo um momento crítico, em que a variabilidade climática tende a aumentar. Com condições climáticas sem precedentes, o impacto no volume de produção, na qualidade e na durabilidade de frutas, verduras e legumes, bem como o aumento do desperdício e suas consequências para a população, tornam-se ainda mais significativos”, conclui Marco Perlman, CEO da Aravita.
Fonte: Portal do Agronegócio
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