Gestão

Fávaro diz que MT pode duplicar produção se logística melhorar

A produção de grãos em Mato Grosso pode ser ampliada consideravelmente desde que alguns problemas logísticos sejam resolvidos


Publicado em: 11/04/2013 às 17:20hs

Fávaro diz que MT pode duplicar produção se logística melhorar

A avaliação foi feita pelo presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro.  "Mato Grosso tem um potencial enorme, somos o maior produtor de soja, maior produtor de milho segunda safra e potencial para crescer, digo até para dobrar a produção de soja e  triplicar a produção de milho. Tudo isso depende de alguns entraves que estamos sofrendo. O principal dele é falta de infraestrutura logística que certamente vai barrar o crescimento", destacou, em entrevista a uma emissora de tv.

Com a colheita já finalizada - e estimativa segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de atingir cerca de 23,9 milhões de toneladas - , os produtores já começam a planejar os trabalhos  para o próximo ciclo, que deve se iniciar em setembro. "A compra dos insumos agrícolas está praticamente finalizada pelos produtores de Mato Grosso. Aqui é muito rápido essa operação. Terminando uma safra a próxima está praticamente comprada. Com os preços internacionais aquecidos ano passado, o custo de produção subiu. E os produtores tem o hábito de comprar antecipadamente, já fizeram suas compras. Agora, o  caos de infrestrutura logística ocasionou dois problemas, primeiro a pouca comercialização, pouco milho comercializado e muito pouca soja comercializada a futuro, o que é um risco tremendo. O segundo é o próprio frete subindo vai tirar a margem de lucro dos produtores", disse Fávaro, analisando o cenário atual.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias