Gestão

Frango x milho: para o avicultor, a melhor relação de preços do século

Em setembro passado o produtor paulista necessitou de menos de 9 kg de frango vivo – cerca de um terço a menos que um ano atrás – para adquirir uma saca de 60 kg de milho


Publicado em: 03/10/2013 às 10:30hs

Frango x milho: para o avicultor, a melhor relação de preços do século

Essa também foi, para o avicultor e no tocante ao milho, a melhor relação de preços registrada nos primeiros 153 meses (12 anos e 9 meses) do Século XXI.

De toda forma, não chega a ser fato absolutamente inédito. Em 2001, logo no início do século, a mesma saca de milho era adquirida com pouco mais de 9 kg de frango vivo, fato que voltou a se repetir na virada de 2004 para 2005.

Vale observar, por outro lado, que a pior relação de preços não ocorreu no segundo semestre do ano passado, como se julgava, mas logo no início de 2012, no mês de janeiro, ocasião em que foram necessários perto de 20 kg de frango vivo – mais do dobro do volume atual – para a compra de uma saca de milho. E isso resultou não só da alta do milho, mas também de um baixíssimo preço do frango (na média mensal, R$1,58/kg, o menor valor registrado desde agosto de 2010 até agora).

Mas de 2001 para cá em pelo menos três outras ocasiões foram registradas relações de preços bem piores que as de 2012. A primeira delas ocorreu na passagem de 2002 para 2003 e envolveu, além do baixo preço do frango, quebra na safra de milho de 2002 (volume 16% menor que o de 2001). Então, uma saca de milho exigiu 20,8 kg de frango vivo.

Situação similar se repetiria no final de 2006 e, novamente pouco mais de um ano depois, no início de 2008 – este, sim, o pior momento do século. Porém, não por conta da safra de milho, mas de um excesso na produção de frangos, gerador de profunda derrubada de preços do produto.

No ano seguinte (2009) ocorreu novo e significativo recuo na safra de milho (volume 13% menor que no ano anterior). No entanto, curiosamente, isso não se refletiu na relação de preços com o frango vivo, que retornou a padrões considerados normais. Mas isso só ocorreu porque, com a eclosão da crise econômica mundial na segunda metade de 2008, o setor avícola reduziu significativamente o volume de frangos em criação.

É mais ou menos isso que acontece no momento. Ou seja: a relação de preços se encontra (extremamente) favorável ao produtor avícola porque o volume em criação é limitado, atende a demanda na justa medida, sem deixar excedentes de um mês para outro.

É o tipo de lição que deveria ser apre(e)ndida de uma vez por todas.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias