Publicado em: 20/09/2013 às 13:10hs
O evento vai analisar a conjuntura do setor tendo como ponto central de discussão a produção agrícola e os produtores da região por meio de análises das perspectivas para o futuro, incremento de negócios, incentivos à produção e crescimento sustentável serão tratados por especialistas, empresários e poder público.
O Fórum é uma realização da Prefeitura Municipal de Sinop, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Mark Freitas Projetos, sendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) dois de seus patrocinadores.
O Ministro do Meio Ambiente, Antônio Andrade, compareceu ao Fórum e enfatizou que participou de uma reunião no Palácio do Planalto para tratar dos novos produtos de combate à ferrugem asiática, que afeta as lavouras de soja, e à helicoverpa, que vem danificando tanto a soja quanto o algodão. “Já estamos trabalhando para aprovar duas moléculas de defensivos de duas empresas. A molécula que estava dependendo da aprovação do Ministério do Meio Ambiente já está aprovada; a outra estamos trabalhando para aprová-la para que produtor não fique na mão”, informou. “Se a agricultura parar, o Brasil pára”, mencionou no encerramento de seu discurso.
Representando o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, estiveram presentes o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, e o diretor de relações institucionais da Famato, Rogério Romanini. "Para nós, um evento como este é importante para que os produtores tenham um espaço para discutir esses quatro temas tão atuais e importantes à nossa realidade", ressalta Romanini.
Mattosinho discursou durante a abertura do evento e anunciou que Prado estará presente no fórum na sexta à tarde, dia 20, para tratar da questão indígena. “Esse tema causa enorme insegurança aos produtores e suas famílias, que muitas vezes temem perder suas terras sem direito a indenização diante de uma demarcação, muitas vezes, unilateral por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai)”, destaca.
Durante a abertura do Fórum, compuseram a mesa diretora o Prefeito Juarez Alves Costa; o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho; o presidente da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro; o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade; o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo; o deputado estadual José Riva e o deputado federal Nilson Leitão; o chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, e Meraldo Figueiredo Sá, Sedraf.
Apoiam o evento ainda a Aprosoja/MT, Sementes Arco-Íris, Atlanta, Almacon e governo do Estado de Mato Grosso. A organização é da Produttora Eventos.
As atividades do I Fórum Brasil Central do Agronegócio continuam durante toda a sexta-feira.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Fonte: Senar-MT
◄ Leia outras notícias