Publicado em: 12/04/2012 às 09:00hs
O diretor-presidente da Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, instalou nesta quarta-feira (11) o grupo gestor das verbas do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O grupo, composto por pesquisadores da instituição, será coordenado por Alexander Cenci, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul.
"Nosso objetivo é promover uma maior integração entre os centros de pesquisa do interior e a sede da Fepagro, de forma que a informação circule nos dois sentidos", observou Rheinheimer. O grupo gestor trabalhará na reformulação da proposta de gastos da verba de R$ 22 milhões do BNDES, a serem utilizados na melhoria da infraestrutura em centros de pesquisa da Fepagro.
Entre as funções do grupo estão a de propor à presidência da Fepagro as prioridades de investimento e os centros de pesquisa para onde serão aplicados os recursos. A fundação tem hoje centros de pesquisa em 22 municípios do Rio Grande do Sul. A verba do BNDES deve ser utilizada para a modernização da infraestrutura básica dos centros, visando a excelência em desenvolvimento científico e inovação tecnológica. Entre as reformas, está a instalação de um sistema de acesso à Internet, comunicação e segurança predial nos centros.
Este é o primeiro dos diversos grupos gestores que serão criados na Fepagro para a discussão sobre a aplicação de verbas oriundas de projetos de investimento. Nos próximos dias serão agregados mais alguns pesquisadores no grupo gestor, já em consolidado mas com predomínio do setor administrativo, dos recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal destinados à Fepagro, da ordem de R$ 11,5 bilhões.
O grupo gestor do BNDES na Fepagro é formado por Cenci, pela chefe de gabinete Andréia Nunes de Sá Brito, e pelos pesquisadores Rivaldo Dhein (Chefe da Divisão de Validação de Pesquisa), Samuel Alvarenga (sede), Júlio Kuhn da Trindade (São Gabriel), Rogério Aires (Vacaria), Cristine Cerva (IPVDF), Rosana Matos de Morais (Santa Maria) e Andrea Ferretto da Rocha (Terra de Areia).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Fepagro
◄ Leia outras notícias