Publicado em: 29/07/2013 às 09:20hs
A iniciativa contou com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com Sindicato Rural de Capinzal, Sulcredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro e Secretaria de Agricultura.
O PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.
“A feira integra parte do módulo do PER que aborda as estratégias de comercialização. Neste sentido, os alunos planejam, executam a feira a partir dos custos levantados sobre os produtos oriundos de suas propriedades. A iniciativa foi um sucesso”, observou a supervisora do Senar na região do meio oeste do Estado, Naidi Carmem Gabriel.
O presidente da Faesc e do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, esteve presente e ressaltou aos participantes a importância do programa para o fortalecimento do setor produtivo no campo. “A mudança de visão proporcionada a partir da iniciativa, faz com que o participante veja sua propriedade como uma empresa rural e passe a gerenciá-la como tal”, realçou.
A iniciativa do evento também foi aprovada pelo prefeito de Ouro, Vitor João Faccin, que lançou o desafio aos participantes do PER de darem continuidade a feira mensalmente com apoio financeiro da administração municipal.
Segundo o prestador de serviço em instrutoria, Vilson José Guidorsi, após a feira é realizado a reflexão dos resultados alcançados com a iniciativa e se as estratégicas utilizadas surtiram efeito. Para os promotores, a feira cumpriu seu objetivo e contribuiu para consolidação da missão do Senar, que é promover ações na área de formação profissional rural.
PROGRAMA
O Programa Empreendedor Rural (PER) tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.
O programa, totalmente gratuito, é patrocinado pelo Senar/SC, tem 136 horas de aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias