Publicado em: 03/10/2012 às 07:40hs
O encontro faz parte do processo de elaboração de uma agenda positiva para o Nordeste, que consolidará as principais demandas da atividade, com o objetivo de buscar parcerias com o setor público e a iniciativa privada para desenvolver o segmento rural nordestino, a partir de ações voltadas, entre outras finalidades, para o aumento da produção e a garantia de renda ao produtor.
Entre as propostas levantadas pelos participantes, constam projetos para a melhoria da logística e infraestrutura, ampliação da extensão rural e assistência técnica, capacitação de mão-de-obra, investimentos em educação e ações de estímulo para instalação de agroindústrias. Os presidentes das Federações abordaram, também, temas como o acesso a pesquisa e ao desenvolvimento, a cobertura do seguro rural para questões específicas, como a distribuição de feno e silagem, insumos utilizados na pecuária para a alimentação de animais na região do semi-árido, além de proposições para solucionar o endividamento dos agricultores nordestinos.
Outros itens debatidos na reunião foram a exploração de mais áreas para irrigação, o incentivo ao cultivo da palma forrageira, além da elaboração de projetos de reflorestamento, uso de energia solar e eólica e de captação hídrica para a produção agropecuária. As propostas para a região serão analisadas e consolidadas em um documento único, com as principais demandas do setor para alavancar a agropecuária nordestina.
Participaram do encontro o 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior, os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, e o vice-presidente diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
◄ Leia outras notícias