Gestão

Faesc discute mercado do leite em Mafra

A palestra faz parte da programação do Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite que reunirá 200 produtores no Sindicato Rural de Mafra


Publicado em: 19/07/2012 às 18:20hs

Faesc discute mercado do leite em Mafra

O mercado de leite em Santa Catarina e o papel do Conselho Paritário Produtor/Indústria (Conseleite) serão temas da palestra que o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza, fará em Mafra, nesta sexta-feira (20), às 9 horas. A palestra faz parte da programação do Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite que reunirá 200 produtores no Sindicato Rural de Mafra.

Nelton enfatizará o papel do Conseleite como um  organismo privado, criado para dar total transparência e desenvolver a ampla e complexa cadeia produtiva do leite em território catarinense.

Esse colegiado é constituído pela Faesc e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de SC (Sindileite) e sua estruturação teve a assessoria da Universidade Federal do Paraná. A UFPR faz mensalmente o cálculo dos preços de referência do leite, utilizando metodologia definida e aprovada pelo Conselho.

O vice-presidente da Faesc explicará que o Conseleite é uma associação civil sem fins lucrativos organizada com diretoria, secretaria e câmaras técnica e econômica. Sua composição é paritária: tem igual número de representantes dos produtores e das indústrias.

O Conseleite promove o relacionamento entre os integrantes do sistema agroindustrial lácteo, conjugando esforços de todos os agentes econômicos, desde o fornecimento de insumos, produção de leite nas propriedades rurais, processamento pela indústria, distribuição dos produtos derivados, até a venda dos produtos finais ao consumidor.

Zelando pelo aprimoramento do sistema de avaliação da qualidade do leite e dos produtos derivados, desenvolve pesquisas e promove a sistematização, divulgação e constante atualização dos critérios tecnológicos de avaliação e aferição desta qualidade. O Conselho define políticas de fomento à produção de leite e produtos derivados e políticas mercadológicas para o setor.

O conselho também desenvolve análises técnicas e econômicas acerca da estrutura e evolução do mercado do sistema agroindustrial lácteo, inclusive no que tange às condições de contratação e negociação comercial entre os integrantes do setor.

O Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite é uma iniciativa do Sindicato Rural e tem o apoio da Faesc e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias