Gestão

Experiência de rotação de culturas nos EUA é abordada na Convenção Técnica

Presidente do Irga defende a rotação de culturas como alternativa para o produtor


Publicado em: 27/06/2012 às 19:10hs

Experiência de rotação de culturas nos EUA é abordada na Convenção Técnica

“A crise no setor orizícola não se resolve somente com produtividade, a crise se resolve com alternativas a monocultura”, afirmou o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, durante a 2ª Convenção Técnica Estadual do Instituto, que acontece até 28/06, no Hotel De Rose Palace, em Torres.

Em seu relato sobre a Missão do Irga nos Estados Unidos da América, Claudio Pereira, destacou a importância da rotação de cultura como uma alternativa ao produtor. “Ficamos surpresos ao saber que no estado do Arkansas, por exemplo, os agricultores utilizam o sistema de rotação há mais de quarenta anos”, esclarece. Pereira afirmou que a pesquisa em rotação de culturas é uma a prioridade para o Irga. “Levar a nossa equipe técnica para conhecer estas experiências foi muito proveitoso, agora temos que trabalhar muito para que estas informações cheguem ao produtor”, conclui.

Para a pesquisadora, Claudia Lange, que há oito anos trabalha com a pesquisa do plantio de soja em área de várzea em rotação com o arroz, a viagem foi uma experiência importante. “Nós sempre tivemos os EUA como fonte de estudo, seja em artigos, publicações cientificas e sites especializados, conhecer o nosso objeto de estudo nos fez ter a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma.

O grupo de pesquisadores realizou uma série de visitas técnicas nos EUA, na primeira quinzena de junho, para conhecer experiências no plantio em área de várzea com rotação de cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IRGA

◄ Leia outras notícias