Publicado em: 24/08/2012 às 11:40hs
A variedade e qualidade dos produtos agropecuários expostos no estande do Sindicato Rural de Linhares durante a festa da cidade despertaram a atenção dos milhares de visitantes que frequentaram o Parque de Exposições entre os dias 17 e 22 de agosto. O espaço integrou as principais atividades rurais do município, valorizando o homem do campo e destacando o produto local.
Na sexta-feira, o espaço foi aberto oficialmente com o lançamento do Informe Rural, publicação mensal do Sindicato com informações voltadas para o produtor. “A entidade tem uma tradição e representatividade muito grande. Estamos mantendo isso, mas com uma nova fase, acompanhando a modernização do nosso setor”, afirmou Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato.
O sábado foi marcado pela exposição de peixes frescos e degustação de filé de tilápia frita e defumada, esta última uma novidade com ótima receptividade do público presente, representando a força da piscicultura linharense. “Somos o principal produtor de tilápias do Espírito Santo. Temos grande potencial e nossos criadores seguem critérios rigorosos de produção, favorecendo a qualidade do peixe”, explicou Euder Pedroni, presidente da Associação dos Aquicultores de Linhares (Aqualin).
Uma búfala, do pecuarista José Luiz Casati, foi a grande atração do domingo do espaço rural e parou centenas de pessoas que fotografaram o animal. Dentro do estande, a degustação de queijo do leite de búfala agradava os mais diversos paladares. “É um queijo mais saboroso devido as características do leite. Linhares produz queijo de búfala que é comercializado em várias partes do Estado. O maior rebanho capixaba de búfalo está aqui no município”, destacou Casati.
A avicultura foi destaque no quarto dia de festa com a degustação de frango à passarinho, mortadela e salsicha de frango representando a atividade. “Linhares tem importante participação na produção de frangos com um programa de integração avícola entre produtores e indústria”, afirmou Hercules Marim, gerente de produção da Proteinorte Alimentos. Na terça-feira, a Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) expôs a força da pecuária leiteira, um dos principais polos de produção do Estado. “Temos um potencial que pode ser explorado ainda mais com a capacitação dos nossos trabalhadores e adoção de técnicas adequadas”, afirmou Cirilo Pandini Júnior, presidente da associação.
O setor da fruticultura também participou do estande valorizando a diversidade das frutas regionais, como o cacau, mamão, goiaba, maracujá, entre outras. Para o gerente da Trop Frutas do Brasil, Marcos Leonardo Miranda, a região tem condições propícias para evoluir muito no cultivo de frutas. “O mercado tem essa demanda e a proximidade da indústria facilita o processo de comercialização”, pontuou.
O estande teve participação ainda da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Jardins e Pomares, que realizaram a ornamentação rural do espaço, além de outros parceiros, como Cachaça Três Coroas, Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Móveis Morozini, Beluga Piscinas, Ala Pescados, Queijeira Camila e Latícinios Damare.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias