Gestão

Encontros discutem futuro do cooperativismo em SC

As cooperativas reúnem mais de 1,2 milhão de famílias e congregam mais da metade da população barriga-verde. Para discutir o futuro do cooperativismo a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) promoverá uma série de quatro encontros setoriais na sede da entidade(*), na capital do Estado, nesta semana


Publicado em: 24/07/2012 às 08:05hs

Encontros discutem futuro do cooperativismo em SC

Serão realizados quatro eventos, assim programados: nesta terça-feira (24) o encontro das cooperativas do ramo de infraestrutura; na quarta-feira (25) as cooperativas dos ramos de consumo, transportes, trabalho, habitacional, mineral, especial, produção e escolas e na quinta-feira (dia 26 de julho), encontro do ramo agropecuário.

Na próxima segunda-feira (30 de julho) ocorre a última fase com o encontro do ramo de crédito.

De acordo com o presidente Marcos Antônio Zordan, a decisão de encontros setoriais, reunindo os principais ramos do cooperativismo catarinense decorre de dois motivos. O primeiro é o fato do Ano Internacional das Cooperativas, promulgado pela Organização das Nações Unidas, reforçar a importância destas instituições para o desenvolvimento sustentável das pessoas e regiões tornar-se  um fato marcante na história do cooperativismo.

Por outro lado, o novo Conselho de Administração da OCESC eleito em abril deste ano estabeleceu, entre as prioridades, a maior integração das cooperativas e, principalmente, consultas permanentes.

“Queremos ouvi-las previamente para a implementação de novas ou reforço de antigas ações políticas e institucionais objetivando seu crescimento e eficiência econômico-financeira e social, como forma de melhor proporcionar resultados aos seus associados”, expôs o presidente.

O superintendente Geci Pungan observa que nas quatro datas anunciadas cada ramo, através de seus representantes, terá a oportunidade de manifestar suas propostas, carências, necessidades, sugestões, críticas e outras manifestações consideradas importantes.

Após um trabalho de sistematização através de consultores especializados, as conclusões serão apresentadas no Fórum Estadual do Cooperativismo Catarinense, cuja data será anunciada em julho. As deliberações deste evento tornar-se-ão parte do planejamento estratégico das instituições OCESC e SESCOOP/SC, portanto metas a ser atingidas em determinados prazos.

Todos os encontros serão realizados em Florianópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC). A  expectativa da OCESC é reunir mais de 300 dirigentes e executivos de cooperativas catarinenses.

Pungan aponta que, embora o sistema cooperativista catarinense seja considerado um dos melhores do País, sempre haverá pontos a serem melhorados ou aperfeiçoados. Assim, a direção da OCESC espera, além dos resultados práticos voltados ao fortalecimento e crescimento das cooperativas, manter o conceito já fortemente disseminado no país, de modelo de união, integração, intercooperação, sustentabilidade e sobretudo, atenção ao quadro social.

(*) Endereço da OCESC: esquina da avenida Almirante Tamandaré e com a travessa Aroldo Pessi, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis, próximo às pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias