Gestão

Emprego no campo exige mais qualificação do trabalhador rural

Com a boa safra no campo, as propriedades rurais estão exigindo profissionais cada vez mais qualificados


Publicado em: 17/09/2012 às 19:50hs

Emprego no campo exige mais qualificação do trabalhador rural

Os trabalhadores que antes trabalhavam com a “mão no facão”, hoje precisam saber operar máquinas, conhecer informática e as novidades tecnológicas. Essa exigência faz com que entidades ligadas ao setor rural corram para garantir que os profissionais que estão no campo consigam se aprimorar.

“Estamos passando por uma transformação no campo, onde novas vagas são abertas principalmente para aqueles que são mais qualificados”, afirmou o superintendente do SENAR-MS, Clodoaldo Martins.  O resultado disso é a quantidade de cursos que a entidade fecha em parceria com os sindicatos rurais. Esta semana são 64 cursos para o setor rural.

Campo Grande terá curso de “Manutenção e Operação de Motosserra”, de 17 a 19 de setembro. A qualificação acontece em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e ensina as medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho; legislação de uso, propriedade e transporte de motosserras; aplicação de técnicas para regulagem e manutenção de motor; segurança no trabalho, aplicação de técnicas para afiação de correntes e técnicas de Corte.

Já em Dourados, o curso que ensina a inseminação artificial será oferecido a partir desta segunda-feira (17), no distrito de Itahum. O curso ensina organização e planejamento da propriedade para a implantação da inseminação artificial, noções de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, a identificação do cio, qual o horário da inseminação artificial, aprática de introdução de pipetas entre outros tópicos.

Para participar dos cursos é necessário procurar diretamente o Sindicato Rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-MS

◄ Leia outras notícias