Gestão

Empaer atendeu 9 mil famílias em 51 projetos de assentamento do Incra

Foram encerradas as atividades do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), executado durante dois anos (2009/2011), pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no atendimento a nove mil famílias rurais em 21 municípios dos Territórios da Cidadania Portal da Amazônia e Baixo Araguaia


Publicado em: 13/01/2012 às 19:20hs

Empaer atendeu 9 mil famílias em 51 projetos de assentamento do Incra

Com recursos na ordem de R$ 3,4 milhões provenientes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e R$ 2 milhões do Governo do Estado de Mato Grosso foi realizado em 51 Projetos de Assentamento .

O coordenador do Ates, Osmano de Freitas Silva, esclarece que o objetivo foi prestar um serviço de assistência técnica e auxiliar agricultores familiares a identificarem as potencialidades nos assentamentos para implantação da agricultura sustentável, que promova lucro e renda para manter as famílias dentro da propriedade rural. Os técnicos também auxiliaram na elaboração de 20 Planos de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) e 21 Planos de Recuperação do Assentamento (PRA) de 44 projetos, em 17 municípios.

Conforme Osmano Silva, o primeiro trabalho executado no campo foi a elaboração de 5.832 diagnósticos para verificar a situação tecnológica, social, ambiental e identificar as potencialidades, vocações e vantagens comparativas e competitivas dos assentamentos. A partir daí foram realizadas 79 oficinas para produtores rurais com tecnologia recomendada e 20.247 visitas nos municípios. “Sugerimos a exploração econômica que permita a sobrevivência e dignidade do homem no campo”, destaca Freitas.

Para atender as áreas de assentamento foram contratados 70 técnicos de nível superior e médio. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Almir de Souza Ferro fala que o Projeto Ates possibilitou maior dinâmica nas ações da Empaer no atendimento as áreas de assentamento que pela primeira vez estavam recebendo assessoria técnica. Segundo Ferro, esse acompanhamento gerou um resultado econômico e social que permitiu esclarecer as necessidades das famílias rurais. “Novos recursos serão liberados este ano por meio de chamada pública e estaremos participando”, conclui Almir.

Fonte: Assessoria de Imprensa EMPAER

◄ Leia outras notícias