Gestão

Embrapa entrega minibiblioteca a escola rural do litoral norte baiano

A Embrapa Mandioca e Fruticultura promove, nesta sexta-feira, dia 11, a entrega de uma Minibiblioteca para a Escola Rural Tina Carvalho, localizada em Entre Rios, no litoral Norte baiano


Publicado em: 11/05/2012 às 08:20hs

Embrapa entrega minibiblioteca a escola rural do litoral norte baiano

A doação vai acontecer durante solenidade de comemoração aos 25 anos de atividade da instituição de ensino, mantida pela Fundação José Carvalho, que atende a alunos do ensino fundamental I em regime de alternância, ou seja, os alunos permanecem 60 dias na escola e 60 dias em casa, sendo acompanhados por professores que acompanham e orientam as atividades escolares e agrícolas a se realizarem nesse período.

Participam do evento o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, e os pesquisadores Joselito Motta e Mauto Diniz, responsáveis por projetos de transferência de tecnologia em mandioca nos campos experimentais da Tina Carvalho. “Oficializada desde 2009, a parceria com a escola tem permitido a validação, transferência e adoção eficiente de uma série de tecnologias que melhoram o processo produtivo de frutas tropicais e de mandioca, graças ao empenho da sua direção e monitores e ao interesse e empolgação dos seus alunos. Por isso é com satisfação especial que a Embrapa faz a doação da Minibiblioteca, na certeza que será de grande utilidade e muito bem aproveitada”, afirma Haroldo.

Parceria

Na Tina Carvalho estão sendo avaliados, por exemplo, os novos abacaxis ornamentais que a Embrapa vai lançar ainda em 2012. “Essas cultivares vão abrir um novo nicho de mercado para agricultores familiares e, por isso, a parceria com a Tina Carvalho tem sido tão importante para validar o trabalho”, afirma a pesquisadora Fernanda Vidigal, responsável pelo desenvolvimento das variedades.

Para Rosely Machado, diretora da escola, a experiência é de grande valor pedagógico e comercial. “Orientados pelos técnicos da escola, os alunos aprendem aqui e levam as práticas culturais para seus pais, que são agricultores familiares e vão poder utilizá-las em suas propriedades. Pela proximidade do complexo hoteleiro de Costa de Sauípe, o potencial econômico das variedades é grande e será possível, por meio deste trabalho, colaborar com o desenvolvimento sustentável da região”, acredita.

Minibiblioteca

Com o objetivo de popularizar o acesso ao conhecimento técnico-científico para jovens e agricultores familiares, a Minibiblioteca é formada por 120 títulos de publicações impressas, 80 vídeos do programa Dia de Campo na TV e 160 programas de rádio Prosa Rural, acompanhados de um kit expositor.

As Minibibliotecas foram criadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em 2003 para atender inicialmente aos municípios do Semiárido nordestino e do Vale do Jequitinhonha (MG). Hoje, são mais de 3.500, das quais 12 em Moçambique, na África. O acervo é regionalizado para atender às necessidades locais dos agricultores. Informações: http://hotsites.sct.embrapa.br/minibibliotecas

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias