Publicado em: 24/07/2013 às 16:20hs
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Clube de Mães da comunidade e contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas.
O concurso de vinhos coloniais tem como objetivo valorizar a atividade da vitivinicultura e incentivar a produção com qualidade. São cultivados cerca de 40 hectares de uvas americanas no município, destinados à produção artesanal de vinho, suco e consumo in natura. Através da realização do concurso, do acompanhamento técnico e das capacitações dos agricultores, a qualidade dos vinhos tem mostrado uma melhora progressiva e contínua desde a primeira edição do evento.
A suinocultura ocupa a terceira posição na geração de renda agropecuária no município, o qual ocupa a 10ª posição no ranking estadual na produção de suínos, entregando anualmente 85 mil animais para o abate. “A suinocultura tem se mostrado uma atividade com bom potencial de geração de renda, com menor impacto das adversidades climáticas, podendo ser conciliada com outras atividades dentro da propriedade. Isso faz com que tome maior importância quando tratamos da formação de arranjos produtivos sustentáveis”, comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Carbonari.
Para o secretário municipal de agricultura, Aldomir Luiz Cantoni, o evento busca valorizar, divulgar e estimular a atividade da suinocultura e a produção de vinhos, e em todas as suas edições alcançou seus objetivos. “O público presente pode confirmar a qualidade dos vinhos produzidos em Rondinha e saboreou um delicioso porco no rolete. Essa é uma maneira de fortalecer as atividades do município, reunindo a comunidade”, explicou Cantoni.
O prefeito Ezequiel Pasqueti lembrou que a área de produção está fortalecida em todos os setores e a diversificação nas propriedades é fundamental, pois possibilita às famílias rondinhenses outras fontes de renda, agregando valor na pequena propriedade e consequentemente melhorando sua qualidade de vida. “Estamos trabalhando para produzir mais e melhor, trabalhando em parceria com entidades e especialmente com os produtores”, concluiu.
Na categoria de vinho tinto seco o primeiro lugar foi para o produtor André Donassollo. E na categoria vinho branco seco o produtor Uriel Donassollo levou o primeiro prêmio.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias