Gestão

Emater/RS-Ascar faz encontro de avaliação e planejamento

Empregados dos 71 municípios que compõem a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo estiveram reunidos nessa quarta-feira (08-08), com a direção da Instituição


Publicado em: 10/08/2012 às 18:40hs

Emater/RS-Ascar faz encontro de avaliação e planejamento

A proposta foi a apresentação de um balanço deste um ano e meio de gestão e das estratégias, missão e projeções para o próximo período. Estiveram presentes o presidente e o diretor técnico da Emater/RS, Lino De David e Gervásio Paulus. A reunião de trabalho foi realizada durante todo o dia no auditório da Embrapa Trigo, em Passo Fundo.

O início da reunião contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, que reforçou a importância da Emater/RS-Ascar. “Em dois anos, o investimento do Governo do Estado na Emater aumentou em mais de 50%, e isso retrata como vemos a Instituição. Sabemos que são necessárias mais contratações, que serão feitas”, disse Pavan. Ele destacou a importância do trabalho social desenvolvido pela Emater/RS-Ascar. “O lazer, o social, o cultural, o bem-estar são tão importantes no meio rural quanto o trabalho na lavoura, e isso precisa continuar a ser feito e, se puder, ampliado”, alertou. Outro aspecto levantado pelo secretário é auxiliar o produtor a fazer parte de toda a cadeia produtiva, chamada por ele de “mudança da porteira para dentro”. “É necessário que o produtor assuma todo o processo de produção: produzir, agregar valor e pôr o produto na mão do consumidor”, falou Pavan, ressaltando que, com isso, novas alternativas podem surgir, estimulando os jovens a ficarem nas propriedades.

O presidente da Emater/RS, Lino De David, e o diretor técnico, Gervásio Paulus, apresentaram um panorama da agricultura familiar. Além disso, também foram apresentados cinco eixos das ações prioritárias: organização econômica; inclusão social e produtiva; dimensão ambiental no desenvolvimento; execução de políticas públicas nas áreas de crédito, proteção ambiental, social, comercialização, proteção e agroindustrialização; e o trabalho de assistência técnica e extensão rural na produção sustentável.

Sobre o balanço desse um ano e meio de gestão, foram tratadas a recuperação financeira da instituição, contratações de novos profissionais, redefinição de funções técnicas, melhoria da infraestrutura, capacitações e qualificação profissional e nova regionalização, de acordo com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Coredes.

Apresentação Regional

No início da reunião, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Milton Rossetto, e o adjunto, Jorge Buffon, apresentaram a estrutura do escritório regional e as principais ações desenvolvidas pelos técnicos locais. A região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo conta com 71 municípios, divididos em seis microrregiões. O corpo funcional é formado por 260 profissionais, sendo 21 no escritório regional e 239 nos escritórios municipais. A região ainda conta com um Centro de Formação de Agricultores, em Não-Me-Toque; uma Unidade de Cooperativismo, em Frederico Westphalen, e duas Unidades de Classificação, em Passo Fundo e Frederico Westphalen.

Sobre as contratações para a região, em 2011, foram chamados 27 novos profissionais e, neste ano, 12. A previsão é que até o final do ano ocorram mais 21 contratações.

Entre as ações destaques estão os trabalho com as Chamadas Públicas do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. Na região, foram beneficiadas 3.888 famílias de agricultores, sendo feito o diagnóstico e o planejamento participativo com cada uma destas famílias, além de seis encontros de planejamento microrregionais, 11.664 visitas técnicas, 432 reuniões, 36 dias de campo e o encontro de avaliação final. Os eixos de atuação propostos pela Chamada Pública foram cadeia produtiva do leite, segurança alimentar e nutricional e organização econômica da produção familiar para comercialização.

Já a Chamada Pública do Programa Nacional do Crédito Fundiário beneficiou 1.582 famílias de 33 municípios. Nesta ação foram feitas 1.532 visitas de planejamento, 4.186 visitas técnicas, 97 reuniões técnicas, 47 intercâmbios e 32 encontros de avaliação.

Outro destaque foram os Coletivos Temáticos, que vêm sendo desenvolvidos na região nas áreas de bovinos de leite, agroindústria, plantas bioativas, sustentabilidade, planejamento e formação. Os trabalhos em forma de Coletivos Temáticos se deram em função do grande número de municípios do escritório regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, das grandes distâncias entre os extremos da região; da necessidade de dinamizar o trabalho e aproveitamento dos potenciais individuais e pela necessidade de descentralização do conhecimento nas diferentes áreas.

As capacitações e atualizações do corpo funcional da região também são prioridade. Em 2011 e nesse primeiro semestre de 2012, já foram realizados 25 cursos ou eventos de capacitação e atualização, envolvendo a participação de 509 profissionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias