Publicado em: 29/02/2012 às 11:30hs
A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, apresentou o relatório sobre a seca na economia familiar. "A Emater/RS-Ascar é o fio condutor no processo de execução das ações do Governo. O que deve acontecer é um vinculo entre as políticas públicas federais, municipais e estaduais, para que possamos combater com eficiência a estiagem”, afirmou.
No sábado (25) aconteceu uma discussão prévia sobre o assunto no Seminário Desenvolvimento Rural e as Ações da SDR - Plano Safra e Regionalização do Abastecimento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, em São Lourenço do Sul. O coordenador regional da SDR/RS Antonio Queiróz destaca que já foram executadas ações na tentativa de diminuir o impacto da seca. O desafio agora é conseguir potencializar os resultados e ajudar o agricultor familiar a entender a importância da prevenção, pois a estiagem já faz parte do cenário do Rio Grande do Sul.
O prefeito de Cerrito, José Flávio Vieira, participante da reunião, considera importantes ações como estas. ‘’É muito positivo o Governo vir discutir com os gestores das cidades os problemas e as soluções para a seca. Isso agiliza os recursos, torna o processo mais rápido’’, disse. No município, quase 80 famílias estão recebendo água por meio das ações emergenciais e mais 51 ainda vão participar do abastecimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias