Gestão

Em Linhares, população quer volta da agropecuária na festa da cidade

Associação dos Produtores de Linhares e região (APL) e Sindicato Rural de Linhares elaboram forma de levar para o Parque de Exposições do município, novamente, a força do setor rural


Publicado em: 29/06/2012 às 14:30hs

Em Linhares, população quer volta da agropecuária na festa da cidade

Com a proximidade da comemoração de mais um aniversário do município de Linhares, festejado anualmente, no mês de agosto, no Parque de Exposições do município, a Associação dos Produtores de Linhares e região (APL) e o Sindicato Rural estão tentando trazer as atividades agropecuárias de volta aos festejos, um desejo da população.

Marca da força econômica de Linhares, o setor agropecuário sempre esteve presente em décadas passadas na festa local, atraindo atenção de moradores e visitantes. O caminhoneiro Evagner Viana recorda de quando era mais novo e sempre ia ao Parque de Exposições durante a festa da cidade. “Gostava de ver a exposição de animais, tratores, achava muito interessante. Hoje já não se vê mais isso. Esse tipo de exposição deveria voltar a acontecer, pois é uma forma de resgatar as raízes de Linhares, que é a agricultura e pecuária. As pessoas gostam de ver coisas do cotidiano delas. O nome da festa, ExpoLinhares, também já diz que é uma exposição, então nada mais justo do que ter animais e outras coisas do campo”, diz Viana.

Mesmo quem é mais jovem e não presenciou as grandes exposições anteriores, gostaria de ver a representatividade rural de Linhares durante a festa. “Precisamos ter uma festa que represente a força da nossa economia e mostre isso para a sociedade e aos visitantes. Não somente shows, mas também atividades voltadas para o setor produtivo e toda esta cadeia ligada ao agronegócio, tão importante para Linhares”, diz o publicitário Rafael Lucas.

De acordo com o presidente da APL, Cirilo Pandini Júnior, a presença de bovinos e atividades pecuárias, como leilões e concursos leiteiros, enriquece a festa e valoriza o setor. “Não podemos deixar a pecuária fora desse evento. A exposição agropecuária sempre foi um marca de Linhares e precisamos resgatar isso”, afirma.

Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares, entidade que administra o parque de exposições, diz que o Sindicato vai voltar a promover as atrações do campo. “O sustento desse país vem do campo e é isso que precisamos valorizar e passar para a sociedade. Estamos estudando a maneira de inserir novamente a agropecuária no evento de aniversário da cidade”, destacou.

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias